A Schneider Electric Foundation e a Ashoka, em parceria com a ENEL e em colaboração com a Endesa em Portugal e Espanha, lançaram o programa “Inovação Social no Combate à Pobreza Energética”. O programa, pensado à escala europeia, procura projectos de empreendedorismo social que visem o combate à pobreza energética, que, segundo os serviços de pesquisa do parlamento europeu, afecta entre 50 e 125 milhões de pessoas. A chamada começou no dia 12 de Junho e mantém-se aberta até ao próximo dia 1 de Outubro.
A dimensão do problema, que diariamente deixa milhões de pessoas a lutar para obter a energia necessária para cozinhar e aquecer a habitação, coloca a descoberto a necessidade de encontrar soluções sistémicas. Na sequência do sucesso obtido em 2015-2016, a Schneider Electric Foundation e a Ashoka renovam agora o compromisso para 2017-2018 e procuram, uma vez mais, apoiar empreendedores sociais na procura de soluções em cinco países da União Europeia: Portugal, Espanha, Alemanha, Grécia e Itália.
No âmbito da chamada para 2017-2018, serão seleccionadas entre 15 e 20 soluções “criativas”, que se mostrem capazes de promover a sustentabilidade energética nos cinco países referidos. Os finalistas receberão, durante um período de 12 semanas, apoio personalizado e especializado, assim como sessões de mentoria, com o objetivo de delinearem uma estratégia eficaz de crescimento.
O anúncio dos vencedores terá lugar no decorrer da 23ª Convenção das Nações Unidas para a Mudança do Clima, no mês de Novembro, em Bonn, na Alemanha.
Mais informações sobre o programa, bem como o formulário de candidatura, podem ser encontradas aqui.