Entre seis finalistas, o projecto Contador de Água Ultrassónico foi seleccionado, na sexta-feira, como vencedor da 2.ª edição do Future City Coimbra Challenge. Já com um protótipo, o projecto vai ser incubado para, mais tarde, ser testado na cidade de Coimbra.
A cidade de Coimbra, com uma cobertura significativa de uma rede sem fios de longo alcance LoRaWAN, foi o palco para mais um Future City Challenge de 2022, promovido pelo Fikalab, laboratório de inovação da empresa Critical Software. Depois de desafiar, pela segunda vez, a comunidade a apresentar ideias inovadoras e com impacto positivo na cidade, a competição IoT deu a conhecer, no dia 9 de Setembro, o vencedor: o projecto Contador de Água Ultrassónico.
Com comunicação LoRa, o Contador de Água Ultrassónico pretende não só “medir o consumo de água de forma não-invasiva e com elevada precisão” como enviar os dados para uma plataforma, explica a Critical Software, em comunicado. E, segundo os autores do projecto, André Rodrigues, Carlos Estevão e Gheorghii Casian, poderá ajudar no combate aos gastos desnecessários.
“Com estes contadores ultrassónicos, damos o primeiro passo para combater gastos desnecessários e mostrar à comunidade em tempo real quanto gastam e quais os picos de gasto. Os dados são geridos e apresentados actualmente numa plataforma IoT gratuita e totalmente segura, introduzindo inovações tecnológicas, tais como alertas em tempo real de valores de consumos fora do esperado. Esta solução integrada pode mudar o futuro da cidade de Coimbra”, realça a equipa vencedora.
Este projecto vencedor, ao qual foi atribuído um prémio de cinco mil euros, vai agora ser incubado, durante três meses, no Nest Collective. Depois, irá passar para uma fase de experimentação na cidade de Coimbra, na qual será acompanhado pelo #CoimbraCityLab, do município coimbrense.
Recorde-se que o Future City Coimbra Challenge tinha seleccionado seis finalistas, que tiveram oportunidade de desenvolver protótipos dos seus projectos. Além do Contador de Água Ultrassónico, estavam a competir, neste ano, projectos focados na gestão de transportes e energia; exemplo disso é o projecto Bus o’clock, que partilha a localização de autocarros em tempo real, ou o Greenify Your Streets (in a Better Way), que optimiza o consumo de água na irrigação de espaços verdes e adapta a iluminação pública à visibilidade do momento.