O Fundo de Acção do ICLEI – Local Governments for Sustainability vai apoiar projectos data-driven capazes de aumentar a sustentabilidade e resiliência climática. Até ao momento, podem candidatar-se organizações sem fins lucrativos e/ou da sociedade civil de oito cidades europeias – nenhuma portuguesa –, mas o ICLEI garante que “cidades adicionais serão seleccionadas”. 

Na semana passada, o ICLEI lançou uma chamada para apoiar, através do Fundo de Acção do ICLEI, acções inovadoras, inteligentes e locais focadas na sustentabilidade urbana relacionada com mobilidade, edifícios, energia solar, gestão da qualidade do ar e resiliência climática. Segundo Wolfgang Teubner, director regional europeu do ICLEI, é ainda expectável que as organizações responsáveis pelos projectos “utilizem fontes [privadas e públicas] relevantes de dados e tecnologias verdes”.

Na perspectiva de auxiliar as cidades numa transição justa e no alcance dos objectivos climáticos, os projectos devem estar também alinhados com os planos e as estratégias de sustentabilidade das cidades em que estão inseridos. Os municípios, embora não sejam destinatários, podem participar nesta chamada enquanto apoiantes, fornecedores de serviços, promotores ou parceiros.

Actualmente, o Fundo de Acção, apoiado pela Google.org, tem a disponibilidade para atribuir sete milhões de euros a projectos implementados em oito cidades europeias – Barcelona, Roma, Roterdão, Berlim, Glasgow, Helsínquia, Malmö e Estocolmo. Outras cidades que tenham ficado de fora, incluindo portuguesas, poderão ainda vir a ter oportunidade de se candidatarem. “Cidades adicionais serão seleccionadas nas próximas semanas”, realça o ICLEI, em comunicado.

Cada projecto seleccionado poderá receber um apoio monetário de até um milhão de euros, bem como consultadoria técnica do ICLEI na implementação e na medição de impactos a longo prazo. As candidaturas estão abertas até dia 24 de Julho e podem ser realizadas aqui

Recorde-se que esta é já a segunda ronda de apoios do Fundo de Acção do ICLEI, que foi lançado, em Maio de 2020, na Europa. Na primeira edição, este esquema de financiamento apoiou, com um fundo total de 2,5 milhões de euros, seis organizações sem fins lucrativos e académicas em Copenhaga, Berlim, Hamburgo, Nantes, Birmingham e Oldham.