A cidade de Helsínquia lançou uma aplicação móvel que classifica restaurantes, lojas, eventos e hotéis de acordo com critérios de sustentabilidade definidos pela cidade, em colaboração com o laboratório de ideias Demos Helsinki e vários especialistas. O objectivo da app passa por ajudar residentes e visitantes a tomar decisões mais informadas, promovendo o consumo sustentável.
A app Think Sustainably é a mais recente aposta da capital finlandesa para chegar ao seu objectivo de alcançar a neutralidade nas emissões de gases com efeito de estufa até 2035. Recorrendo a critérios de sustentabilidade, definidos pela cidade, pelo think tank Demos Helsinki, especialistas e grupos locais, a aplicação móvel classifica os estabelecimentos da cidade de acordo com o seu nível de comprometimento para as questões ambientais. Assim, espera a cidade, residentes e visitantes poderão realizar escolhas de consumo mais informadas e, consequentemente, mais sustentáveis.
O desenvolvimento da aplicação acontece depois da realização, em 2018, de um inquérito municipal que identificou a crise climática como a maior preocupação para dois terços dos residentes de Helsínquia. Para o município, este é “o primeiro serviço do mundo que permite tomar decisões sustentáveis tão fácil quanto usar uma aplicação móvel”. Os critérios definidos para a classificação dos estabelecimentos da cidade “encorajam” a mudança de atitudes dos estabelecimentos e incluem factores como as emissões de gases com efeito de estufa causados pela produção de energia, a gestão de recursos alimentares, acessibilidade e protecção da biodiversidade.
A aplicação oferece “ferramentas práticas” para os cidadãos “repensarem os seus comportamentos diários”, orientando as suas decisões e estilos de vida para a sustentabilidade, lê-se em comunicado redigido pela cidade. Adicionalmente, a Think Sustainably inclui ainda uma ferramenta de planeamento de percursos com recurso a transportes livres de emissões poluentes, revelando ainda a quantidade de emissões de gases com efeito de estufa emitidas por cada utilizador em cada viagem.
A primeira versão pública da aplicação móvel foi lançada em Junho e inclui, para já, 81 estabelecimentos participantes, estando previsto para 2020 a publicação do seu impacto e o alargamento da iniciativa.