O Res4City, um projeto europeu dedicado à transição energética que junta 18 parceiros, entre eles a Universidade de Coimbra, lançou um concurso de inovação para enfrentar os desafios das cidades nas áreas da mobilidade, economia circular e energias renováveis.

Até 15 de fevereiro, a Res4City Accelerathon convida estudantes, PMEs, empreendedores, investigadores, start-ups e outras organizações a “darem o seu contributo ao desenvolvimento de cidades inteligentes”, apresentando ideias que respondam a três desafios.

O primeiro é destinado a soluções para sistemas inteligentes de armazenamento de energia, que ajudem a melhorar a acessibilidade e fiabilidade das infraestruturas de carregamento de veículos elétricos. Tendo em conta que “a transição para a mobilidade elétrica implicará um aumento de 25% da procura de eletricidade até 2040”, o concurso procura encontrar, por exemplo, formas de otimizar o fluxo de energia (assegurando um carregamento eficiente e rentável) e de reduzir a tensão da rede durante os picos de procura.

O segundo desafio é conseguir uma gestão eficiente dos solos e terrenos, transformando as atividades das empresas segundo os princípios da economia circular. Uma forma de ajudar a combater a degradação dos solos, que “custa cerca de 40 mil milhões de dólares por ano em todo o mundo, sem considerar os custos do aumento da utilização de fertilizantes, da perda de biodiversidade e de paisagens únicas”, como alerta o consórcio europeu.

O terceiro e último tema está relacionado com a criação de projetos de produção de hidrogénio verde, sobretudo com o propósito de ajudarem a reduzir as “quantidades significativas de energia renovável e de água” que esta tecnologia requer, de forma a gerir eventuais impactos no abastecimento de água e na utilização dos solos.

A Res4city Accelerathon assenta num modelo online que inclui formação, mentores, um júri internacional e um prémio europeu de aceleração atribuído aos três vencedores. Além de maior visibilidade, os respetivos projetos serão ainda incentivados a transformarem as suas propostas num programa-piloto elegível para financiamento europeu. A participação pode ser individual ou em equipas de três a cinco elementos e a competição decorre até junho, altura em que acontece a semifinal. Já a final está prevista para o mês de outubro, num evento presencial realizado em Bruxelas.

O Res4CityRenewable Energy System for cities é um projeto europeu com a duração de três anos, que tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento de tecnologias de energias renováveis e de combustíveis nas cidades, através de um programa educativo inovador que promova a sustentabilidade e a circularidade como forma de alcançar uma transição energética bem sucedida.

Conheça mais sobre a iniciativa através deste vídeo da Universidade de Coimbra:

 

Fotografia de destaque: © Shutterstock