Pela sexta vez, o Transformative Action Award vai distinguir a melhor iniciativa local capaz de tornar a cidade mais sustentável em acordo com o Pacto Ecológico Europeu. As candidaturas a um prémio de 10 mil euros estão abertas a autoridades locais e regionais e a organizações da sociedade civil da Europa até dia 14 de Outubro.

A Plataforma de Cidades Sustentáveis anunciou, na quarta-feira, durante o Congresso Mundial do ICLEI, a abertura das candidaturas à sexta edição do prémio Transformative Action Award, organizado pelo ICLEI Europe e pela cidade dinamarquesa Aalborg. Esta distinção, que conta com o apoio do Comité das Regiões Europeu e do Banco Europeu de Investimento, reconhece acções transformadoras no plano da mudança urbana sustentável em direcção ao Pacto Ecológico Europeu.

Depois de várias edições, incluindo a de 2019 cujo vencedor foi o município de Lousada, o Transformative Action Award está à procura de novas submissões por parte de decisores locais e regionais, bem como de organizações locais que estejam a implementar Pactos Ecológicos Locais e/ou a actuarem como catalisadores da transformação social, económica, cultural e tecnológica em contexto urbano no sentido da sustentabilidade.

Segundo Wolfgang Teubner, director regional do ICLEI Europe, em comunicado, o júri espera ainda ver, neste ano, “acções que vão além do alcance usual de implementação”, como iniciativas que criem parcerias estratégicas com stakeholders. Estas acções deverão promover, por exemplo, a participação cívica, a economia circular, o acesso inclusivo a serviços digitais ou, num ano em que se assinala o Ano Europeu da Juventude, poderão ter um forte foco na juventude.

Além de contribuírem com um efeito transformador, as acções candidatas deverão estar enquadradas no contexto de um país do Espaço Económico Europeu, de um Estado-Membro ou de um país candidato ou em processo de aceder à União Europeia desde que apoie a Mensagem de Mannheim, uma resposta colectiva da Plataforma de Cidades Sustentáveis ao Pacto Ecológico Europeu. À data da candidatura, a acção deve ainda ter estado a decorrer durante um período mínimo de três meses e máximo de cinco anos, sendo que pode estar activa ou concluída. 

As candidaturas deverão ser apresentadas em inglês até dia 14 de Outubro de 2022. O próximo “líder da transformação urbana sustentável na Europa” receberá ainda um prémio monetário de 10 mil euros para aprofundar e dinamizar acções do género na sua cidade ou região.