A empresa Capgemini inaugurou, na terça-feira, um novo laboratório dedicado ao desenvolvimento de soluções e aplicações de software ao sector de mobilidade sustentável e inteligente. Situado em Vila Nova de Gaia, o Mobility Lab pretende também apostar na formação e em tornar Portugal “num hub de referência” na condução autónoma.

O novo laboratório de mobilidade da Capgemini vai apostar em soluções de condução autónoma, de conectividade e ligação à cloud e de verificação e validação automáticas com recurso a inteligência artificial, bem como no desenvolvimento de software contando com “novas soluções de arquitectura e abordagens inovadoras”. Estes produtos e serviços serão, depois de testados, “aplicados a projectos reais e concretos”, acrescenta a empresa do sector automóvel.

Em Vila Nova de Gaia, “o Mobility Lab surge no âmbito da revolução que a indústria automóvel está a viver desde o início deste século com a explosão das tecnologias móveis, o crescimento da conectividade e a emergência das novas tecnologias como a inteligência artificial e/ou o IoT, bem como o surgimento dos smart cars”, acrescenta Bruno Coelho, membro do Comité Executivo e responsável pela área de R&D da Capgemini Engineering, que é a sub-marca responsável pelo laboratório.

Neste contexto, a entidade espera apoiar a transformação digital não só a nível dos seus clientes, entre os quais a BMW, a Volkswagen, a Renault e a Bosch, como a nível do país. “Com este novo investimento, queremos também contribuir para transformar Portugal num hub de referência à escala mundial na área das soluções de ponta para a condução autónoma segura e para o transporte sustentável”, destaca Bruno Coelho.

Neste arranque, o novo Mobility Lab conta com uma equipa de 350 colaboradores, estando actualmente à procura de mais 200. De acordo com os dados da empresa, até 2025, serão criados, no total, 700 novos postos de trabalho. A propósito dos recursos humanos, a Capgemini refere ainda que o novo centro se apresenta com uma “forte vertente de formação”, havendo ainda abertura para acolher, neste ambiente I&D, alunos de instituições de ensino superior parceiras para o “desenvolvimento de teses e projectos de estágio”.

Mobility Lab como “peça chave” para projecto Route 25

Segundo a Capgemini, o Mobility Lab é ainda “uma peça chave no desenvolvimento do projecto Route 25“, que prevê o desenvolvimento e lançamento de mais de 50 novos produtos, processos e serviços no âmbito da indústria automóvel automatizada. Aprovada recentemente, esta iniciativa pretende contribuir para reduzir em 85% as emissões de dióxido de carbono e reduzir o número de acidentes em 30%. 

Apoiado pelos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência e liderado pela Capgemini Engineering, o projecto Route 25 representa um investimento de 50 milhões de euros, prevendo alcançar um volume de negócios de mais de 100 milhões de euros e criar mais de mil novos postos de trabalho em Portugal.