Valongo é um dos municípios vencedores dos prémios de mobilidade urbana sustentável da Semana Europeia da Mobilidade de 2021, a par das cidades de Tampere, Retimno e Kassel, que levou a melhor sobre a Amadora. A cerimónia de entrega dos prémios às cidades que desenvolveram as melhores medidas e práticas sustentáveis durante a semana europeia decorreu ontem em Bruxelas, com transmissão on-line.

Foi uma tarde de festejo para o município de Valongo, reconhecido ontem com o prémio Semana Europeia da Mobilidade de 2021 para cidades com menos de 100 mil habitantes. Numa corrida frente à cidade grega Alimos e à espanhola Miajadas, Valongo destacou-se pela “abordagem holística e de longo prazo” à mobilidade, incluindo, nas várias actividades desenvolvidas, uma “marcante taxa de participação [cívica], que reflectiu o sucesso dos seus planos”, diz a iniciativa europeia, em comunicado.

Ao longo do ano, a autarquia portuguesa realizou actividades como jogos interactivos, caminhadas, corridas e conferências em prol da sustentabilidade. Melhorou ainda, no âmbito dos planos municipais para a mobilidade urbana sustentável (PMUS) e para a acessibilidade para todos (PMAT), as condições de acessibilidade, atractividade e segurança para a mobilidade suave, de que é exemplo a criação de uma rede de ciclismo urbano. “Sucesso na mobilidade significa sucesso em educação, sustentabilidade, planeamento, em muitas áreas”, salientou o presidente da câmara municipal (CM) de Valongo, José Manuel Ribeiro, durante o discurso de vitória, no qual agradeceu à Comissão Europeia por este tipo de iniciativas e aos munícipes pelo papel na mudança. 

Já no prémio homólogo para cidades com mais de 100 mil habitantes, a cidade de Kassel, na Alemanha, levou a melhor sobre a Amadora e também sobre a cidade turca Lüleburgaz. Segundo Bruxelas, a cidade alemã “impressionou o júri com o conjunto criativo de actividades que uniram parceiros locais e regionais do sector do transporte para encorajar mudanças comportamentais tanto em crianças como em adultos”, salientando a realização de caças ao tesouro, tours de bicicleta e a pé, bem como a implementação de medidas permanentes como a colocação de sinais de segurança junto a escolas e a renovação de duas estradas com muita movimentação para promover o ciclismo.

Nesta 20.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade, onde participaram mais de 3100 vilas e cidades de 53 países, foram atribuídos também os prémios para o Planeamento de Mobilidade Urbana Sustentável (SUMP) e para a Segurança Rodoviária Urbana. Enquanto o primeiro foi arrecadado pela cidade finlandesa de Tampere, que concorria com Madrid (Espanha) e Mitrovica South (Kosovo), o segundo galardão foi assegurado pela autarquia grega de Retimno, que era finalista a par de Florença (Itálica) e Varsóvia (Polónia).

A comissária europeia para o transporte, Adina Vălean, aproveitou ainda a ocasião para reforçar o apoio da União Europeia à promoção da mobilidade urbana sustentável, recordando o novo enquadramento europeu que coloca o transporte público e a mobilidade suave no centro dos esforços das autoridades locais.