Depois da conquista do prémio European Green Leaf 2022, Valongo preparou uma cerimónia de abertura oficial do título, que terá lugar, esta tarde, no exterior dos Paços do Concelho de Valongo. Com a atribuição do prémio European Green Leaf, na cidade de Lahti, na Finlândia, o município português assume-se como embaixador verde para 2022.
Em Setembro de 2021, os esforços da autarquia em matéria de sustentabilidade foram reconhecidos pela Comissão Europeia. Para comemorar a distinção, a câmara municipal (CM) de Valongo preparou a Cerimónia de Abertura Oficial – Valongo Folha Verde Europeia 2022, onde será descerrada a placa alusiva ao prémio. Neste evento, que decorre hoje às 15h nos Paços do Concelho de Valongo, serão ainda apresentadas as actividades que o município programou para este novo ano.
Para a preparação de Valongo enquanto embaixador verde, foi desenvolvido também um Hino do Prémio Valongo Folha Verde Europeia. Este símbolo musical será também apresentado no final da cerimónia, com transmissão em directo nas redes sociais do município.
A par do título, o prémio inclui a atribuição de 200 mil euros. Segundo comunicado da CM Valongo, este valor “será aplicado em iniciativas que contribuam para alcançar a sustentabilidade ambiental”.
“Para Valongo, este prémio é a validação de que estamos no caminho certo”, afirma o presidente da CM Valongo, que não esconde a expectativa de que “todos os cidadãos do concelho enverguem este título e sejam embaixadores verdes”. José Manuel Ribeiro será responsável pelo encerramento das intervenções, por entre as quais se encontra também uma mensagem gravada do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Recorde-se que o município de Valongo se destacou no concurso europeu por projectos como o sistema de recolha de resíduos porta-a-porta e a criação de hortas urbanas e pelos esforços de gerar crescimento verde e novos empregos. Foi ainda aplaudido pela forte vertente colaborativa com outros municípios e com a população.
Além de Valongo, o município holandês de Winterswijk foi também um dos vencedores deste prémio. Já na categoria de cidades com mais de 100 mil habitantes, foi Tallin, na Estónia, quem arrecadou o título de Capital Verde Europeia 2023.