Oito de Abril é a nova data-limite para a submissão de candidaturas ao prémio Cidades & Territórios do Futuro, promovido pela APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações. A iniciativa vai distinguir projectos de base tecnológica que contribuam para a melhoria da vida dos territórios portugueses em nove categorias. Os vencedores serão conhecidos em Maio.

O concurso foi lançado em Outubro do ano passado, por ocasião do Dia Mundial das Cidades, pela Secção Cidades Saudáveis e Sustentáveis da APDC e visa reconhecer projectos, ideias e estratégias que, assentando numa base tecnológica, promovam a sustentabilidade da economia, sociedade e ambiente em contexto urbano.

Podem concorrer projectos nas áreas de Saúde e Bem-estar; Igualdade e Inclusão; Mobilidade Urbana; Relacionamento com o Cidadão e Participação; Economia Circular e Descarbonização; Desenvolvimento Económico; Experiência Pedestre e Hospitalidade; Qualificações; e Colaboração intergeracional.

As candidaturas podem ser apresentadas por entidades públicas ou privadas que actuem no universo municipal e que tenham acções que tornem as cidades mais habitáveis, sustentáveis e economicamente viáveis que estejam, pelo menos, em fase de demonstração.

Os vencedores serão anunciados durante o 31.º Digital Business Congress da APDC, marcado para os dias 11 e 12 de Maio, e receberão um troféu, um selo digital para comunicação e promoção da distinção e ainda a oportunidade de divulgar o seu testemunho nas comunicações da APDC.

Recorde-se que, inicialmente, o prazo para a apresentação das candidaturas terminava a 28 de Fevereiro, tendo sido, entretanto, adiado para 28 de Março e, agora, para 8 de Abril. Depois disso, as submissões serão avaliadas por categoria, sendo que cada uma terá um júri composto por representantes de empresas e organizações com conhecimentos específicos na área em questão.