© Artista e Foto: Molly Dilworth
Usar instalações artísticas, como desenhos e pinturas no asfalto, para revitalizar o espaço público e melhorar as condições de segurança nas cidades é o objectivo da recém lançada Iniciativa para a Arte no Asfalto (ou Asphalt Art Initiative, no original). A Bloomberg Philanthropies, instituição filantrópica do ex-mayor da cidade norte-americana de Nova Iorque, Michael Bloomberg, anunciou no passado dia 28 de Outubro o lançamento da iniciativa e de um guia para a implementação de projectos em dez cidades norte-americanas.
A Iniciativa para a Arte no Asfalto pretende apoiar cidades que estejam dispostas a utilizar design e instalações artísticas para “melhorar a segurança nas ruas, revitalizar espaços públicos e envolver as suas comunidades”, lê-se em comunicado da Bloomberg Philanthropies. Através do guia “passo-a-passo” desenvolvido para a sua implementação (Asphalt Art Guide), a iniciativa apresenta casos de estudo e melhores práticas de cidades de todo o mundo para auxiliar na implementação de “projectos transformativos” que façam uso de arte nas ruas. Do guia, vão constar projectos implementados em cidades como Milão (Itália), Bogotá (Colômbia), Atenas (Grécia) ou Pittsburgh (cidade do estado norte-americano da Pensilvânia).
© Artista: Brad Carney | Foto: Steve Weinik
Para além da elaboração do guia, a iniciativa vai atribuir fundos, de até 25 mil dólares (mais de 22 mil euros), a dez cidades norte-americanas de pequena e média dimensão para a implementação de projectos no âmbito da Iniciativa para a Arte no Asfalto.
Apresentada na conferência anual realizada pela Bloomberg Philanthropies na capital norte-americana, Washington, pela instituição de pesquisa sem fins lucrativos Aspen Institute e pela publicação CityLab, a inspiração para a existência da iniciativa provém de “trabalho feito em Nova Iorque durante os mandatos de Michael Bloomberg enquanto mayor” da cidade.
© Artista e Foto: Bo Droga
Segundo comunicado da Bloomberg Philanthropies, o programa responsável pela atribuição destes fundos foi desenhado para criar “espaços públicos vibrantes” e para promover a colaboração das cidades com as suas diferentes comunidades e artistas, envolvendo-os em projectos as infra-estruturas de transporte. O guia elaborado pode ser consultado livremente no site da iniciativa e podem concorrer à atribuição de fundos, até 12 de Dezembro, cidades norte-americanas com populações entre os 30 mil e os 500 mil habitantes. As cidades vencedoras serão anunciadas na Primavera de 2020 e a implementação dos projectos seleccionados deverá acontecer até ao final do próximo ano.