2017-12-15

Cascais: zona protegida recebe iluminação off-grid

O passadiço da Duna da Cresmina, em Cascais, dispõe, agora, de mais de 500 metros com iluminação inteligente off-grid, sem qualquer ligação à rede eléctrica nacional. São 20 pontos de luz completamente autónomos e auto-sustentáveis implantados numa área classificada como Zona Protegida.


A redução do impacto ambiental foi o motor desta intervenção, que recorre a energia solar para iluminar a área protegida. As 20 luminárias de tecnologia LED contam com painéis fotovoltaicos e baterias acumuladoras de energia, sendo controladas remotamente a partir de qualquer dispositivo móvel.


A solução instalada pode ser controlada remotamente, permitindo a regulação da intensidade da luz, a verificação do estado de carregamento das baterias ou a detecção de anomalias. Munidas de sensores de presença, as luminárias só são activadas no momento em que é detectada a presença de pessoas.


A área em que as luminárias foram implementadas, um percurso de 500 metros no passadiço da Duna da Cresmina e Estrado do Guincho, pertence ao Parque Natural Sintra-Cascais e encontra-se classificada como Zona Protegida. A implementação desta solução evitou um impacto ambiental profundo, nomeadamente, através da não abertura de valas para instalação da iluminação.


Este projecto materializou-se na adopção de uma solução que recorre a energias renováveis e alcança emissões zero, assegurando, deste modo, a preservação do parque natural e da sua biodiversidade.

VOLTAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2018-01-15
ADENE e EPAL lançam projecto para promover uso eficiente de água nas cidades
A ADENE - Agência para a Energia e a EPAL lançaram o Aqua eXperience, um portal web que quer promover comportamentos...
2018-01-03
Compta e NOVA IMS unem esforços para desenvolver iniciativas para smart cities
Enquanto se lançavam os últimos cartuchos de 2017, a Compta Emerging Business, empresa do grupo Compta, e a NOVA IMS,...
2017-11-27
Lisboa: inovação digital e descarbonização em discussão
Será a inovação digital a chave para alcançar a neutralidade nas emissões de carbono? A 5ª edição da...
2017-11-23
Novo "mercado" on-line liga cidades às soluções smart
Fazer a ligação entre as cidades e os fornecedores de soluções tecnológicas inteligentes é a proposta da nova...
VER TODAS