O NetZeroCities, programa europeu que apoia as cidades a acelerar a transição energética e a atingir a neutralidade carbónica, lançou um inquérito destinado a compreender as necessidades e desafios dos municípios em processo de descarbonização.

Este consórcio, responsável pela plataforma que gere a “Missão 100 Cidades Inteligentes e com Impacto Neutro no Clima”, começou por trabalhar com as 112 fundadoras (entre elas estão Guimarães, Lisboa e Porto), mas tem alargado o raio de ação a cada vez mais municípios. Depois de lançar a segunda edição do programa Cidades Gémeas, que fomenta a partilha de conhecimento com outras cidades, desafia agora qualquer interessada a participar neste inquérito, mesmo que só esteja a iniciar as suas ações de transição.

Com cerca de três dezenas de perguntas, divididas por vários tópicos, o questionário procura conhecer melhor o perfil da cidade e o objetivo climático definido ou ambicionado, mas também as estratégias, obstáculos e necessidades de cada uma, bem como o nível de envolvimento com as diversas iniciativas do NetZeroCities. “O inquérito é uma oportunidade para todas as cidades contribuírem com as suas ideias e preferências, influenciando o desenvolvimento de iniciativas de apoio. Ao preenchê-lo, estarão a desempenhar um papel crucial para garantir que os recursos e apoios sejam adaptados às respostas e necessidades singulares das suas comunidades locais”, diz o consórcio.

Disponível até ao dia 17 de maio, este inquérito é baseado em grande parte no questionário já lançado em 2021 pela Comissão Europeia, aquando da demonstração de interesse na “Missão 100 Cidades Inteligentes e com Impacto Neutro no Clima”. 

As respostas, totalmente anónimas e voluntárias, serão recolhidas e processadas internamente pelo NetZeroCities e utilizadas exclusivamente para efeitos de implementação do projeto. Os diversos dados contribuirão também para a elaboração de um relatório público sobre as necessidades das cidades e caminhos possíveis rumo à neutralidade climática, bem como para fins de investigação do projeto SGA-NZC, lançado pela União Europeia.

Cada cidade apenas poderá enviar um formulário. Além do inquérito online, foi também disponibilizada uma versão em word que facilita “a recolha de respostas entre colegas”, um glossário para ajudar a compreensão de diversos termos e conceitos, e um endereço de email para mais informações.

Fotografia de destaque: © Shutterstock