Estão abertas as inscrições para o segundo concurso de Cidade Gémeas (Call for Twin Cities) do NetZeroCities, um programa de aprendizagem dedicado à partilha de conhecimento e transferência de boas práticas entre cidades europeias. O objetivo é ajudar os municípios selecionados a acelerar o caminho rumo à neutralidade carbónica, geminando-os com as Cidades Piloto que já fazem parte deste consócio europeu, criado no âmbito da Missão Cidades. As candidaturas terminam a 31 de maio.

Depois de emparelhadas, tendo em conta os interesses comuns em matéria de redução de emissões, as cidades vão participar em atividades conjuntas, como reuniões online personalizadas, workshops e visitas de estudo, de modo a conhecerem os desafios umas das outras e a descobrirem abordagens de descarbonização inovadoras. Além disso, os municípios eleitos também recebem ajuda dos especialistas da Missão Cidades, bem como acesso às ferramentas e recursos do portal NetZeroCities.

Este programa tem a duração de 20 meses e, após esse período, as Cidades Gémeas devem integrar os conhecimentos que adquiriram num Plano de Ação, replicando ideias  e projetos, por exemplo.

Recorde-se que a primeira edição do concurso, realizado no ano passado, escolheu 40 cidades gémeas, entre elas quatro portuguesas. Braga fez parceria com a cidade sueca de Upsala, enquanto o Fundão passou a trabalhar com Turku, na Finlândia, e Matosinhos com a francesa Dijon. Por sua vez, Torres Vedras juntou-se a Guimarães, que tinha sido selecionada para Cidade Piloto em março de 2023, tal como viria a acontecer já este ano com Lisboa e Porto.

Desta forma, caso tenham interesse, as duas maiores cidades portuguesas tornaram-se potenciais parceiras para as futuras twin cities, tal como outras 24 cidades. Entre elas estão, por exemplo, Copenhaga (Dinamarca), Oslo (Noruega), Estocolmo (Suécia), Zagrebe (Coácia) ou Bucareste (Roménia).

Para participarem neste programa de Cidades Gémeas, os municípios devem ter assumido um compromisso de neutralidade carbónica até 2050 e pertencer à União Europeia ou a um país associado ao Horizonte Europa.

Os resultados do concurso são divulgados em setembro de 2024. Depois, os trabalhos vão decorrer em três momentos: primeiro há uma fase de arranque e introdução, até ao final de dezembro, seguindo-se um módulo de cocriação para transferência de conhecimentos durante o ano de 2025. Por fim, até maio de 2026, há uma fase final para desenvolvimento dos planos de ação.

Fotografia de destaque: © NetZeroCities