O Auditório da DNA em Alcabideche, Cascais, irá receber, no próximo dia 22 de Março, a conferência “Economia Circular na Região de Lisboa e Vale do Tejo”.

O encontro, organizado pela Cascais Ambiente, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR LVT), pretende ser um fórum de reflexão e de debate sobre o papel municipal na execução da chamada Economia Circular, ou seja, redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.

A conferência será palco da apresentação de um estudo elaborado por Paulo Lemos, antigo secretário de Estado do Ambiente, intitulado “Economia Circular como factor de resiliência e competitividade na região de Lisboa e Vale do Tejo”, que o ex-governante desenvolveu para a CCDR LVT, e no qual concluiu que a implementação da Economia Circular na região é uma realidade indesmentível.

A escolha de Cascais para o evento não foi inocente já que o município foi um dos objectos de estudo de Paulo Lemos. A vila destaca-se com a sua aposta na Economia Circular, ao promover o uso de energias renováveis e a eficiência energética, através de diversas iniciativas, como são o caso da estratégia Terras de Cascais (desenvolvimento de hortas urbanas), implementação de mobilidade sustentável com o MOBI Cascais, aposta no projecto Wast4Thing (sistema inovador de recolha de resíduos), entre outros.

A conferência contará com a presença de diversos oradores, com destaque para Carlos Carreiras, presidente da câmara municipal de Cascais, Carlos Martins, secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, Luís Almeida Capão, presidente da Cascais Ambiente, entre outros. Poderá consultar o programa completo e todos os oradores convidados aqui.

As inscrições para poder assistir ao encontro são gratuitas, mas carecem de inscrição através do e-mail eventos@cascaisambiente.pt.