No espaço de poucos dias, o município de Braga recebeu dois prémios internacionais que fizeram ecoar o nome da cidade minhota a partir do Dubai, onde aconteceram as cerimónias dos Global Green City Awards (Cidade Verde Líder) e dos World Travel Awards (WTA).
Os primeiros galardões foram atribuídos pelo Global Forum on Human Settlements (GFHS), que em colaboração com a Organização das Nações Unidas (ONU), premiou o compromisso de cidades de todo o mundo com a sustentabilidade. A par de Braga, foram também distinguidas Viena (Áustria), Vancouver (Canadá), Oakland (Nova Zelândia), Curitiba (Brasil), Nantes (França), Mannheim (Alemanha) e Yokohama (Japão).
O júri avaliou 85 indicadores de diversas temáticas, como energia, espaço público, uso sustentável do solo, gestão da água ou estratégia de inovação, e destacou o “excelente desempenho de Braga em áreas-chave que contribuem para o seu estatuto de exemplar verde”, diz um comunicado da autarquia. O prémio “reforça a determinação da cidade em continuar a liderar os esforços globais de sustentabilidade, estabelecendo um elevado padrão para as cidades que aspiram a criar espaços urbanos ambientalmente conscientes e resilientes”, acrescenta a mesma nota.
Também o presidente da câmara, Ricardo Rio, sublinhou que este reconhecimento “espelha os esforços coletivos da comunidade, autoridades locais e empresas municipais na promoção de uma cidade que abraça a responsabilidade ambiental, inovação e desenvolvimento urbano inclusivo”.
Em destaque nos “Óscares do Turismo”
Foi também no Dubai (Emirados Árabes Unidos) que a cidade de Braga conquistou a categoria de “Melhor Destino Turístico Emergente do Mundo”, uma das mais importantes nos World Travel Awards. A candidatura bracarense ganhou a corrida a Batumi, na Geórgia, Ha Giang (vencedora em 2022), no Vietname; Hobart (Austrália); Huesca La Magia, (Espanha); Medellin (Colómbia); Melaka, (Malásia); Okinawa (Japão) e Valladolid (Mexico).

A entrega do prémio aconteceu durante a gala da 30.ª edição dos World Travel Awards, considerados os “Óscares do Turismo”, por se tratarem de uma iniciativa global baseada na escolha de profissionais da indústria de viagens, comunicação social e consumidores de todo o mundo.
Também neste caso, a autarquia de Braga considera que a distinção “terá reflexos extremamente positivos na notoriedade da cidade enquanto destino turístico, aportando novos benefícios para a economia local, regional e nacional, em rota e alinhada com a excelência de um turismo cada vez mais sustentável, marcando forte presença nos diversos roteiros da especialidade a nível mundial”.
Este ano, além de Braga houve mais 11 categorias com vencedores nacionais. Entre eles, destacam-se os Açores, como Melhor Destino Mundial de Turismo de Aventura, e a Madeira, que voltou a ganhar a categoria de Melhor Destino Mundial Insular. Já os Passadiços do Paiva foram considerados a Melhor Atração de Turismo de Aventura, enquanto a Parques de Sintra conquistou o prémio de “Melhor Empresa do Mundo em Conservação”.
Fotografia de destaque: © Shutterstock