Estão abertas as inscrições para a Semana Europeia das Regiões e dos Municípios (#EURegionsWeek), realizada entre 9 e 12 de Outubro em Bruxelas, na Bélgica. Este ano, o maior evento europeu dedicado à política regional tem como mote “Os novos desafios para a coesão europeia estão prontos a arrancar” e deverá receber mais de 10 mil participantes, incluindo mais de mil oradores de toda a Europa e não só. Durante estes quatro dias, representantes políticos, funcionários públicos, peritos, académicos, empresários e jornalistas vão partilhar experiências e contactos e participar em conferências, exposições, conversas, provas de produtos regionais e outras iniciativas.
Só sessões estão previstas mais de 300, organizadas por três categorias de parceiros: Regiões ou municípios; Parceiros institucionais da União Europeia e empresas; e Instituições financeiras e associações locais e europeias. Mais uma vez, as temáticas voltam a ser adaptadas ao conteúdo específico da agenda da UE, por isso esta 21.ª edição foca-se em seis tópicos principais: Regiões em transição pós-industrial; Retenção de talentos para o crescimento regional; Os centros urbanos de pequena e média dimensão impulsionam o desenvolvimento; Ultrapassar as barreiras à cooperação transfronteiriça; Transição energética local para a segurança e a sustentabilidade; e Promoção da inovação social.
Do vasto programa destacam-se vários workshops, como um dedicado ao papel das regiões no desenvolvimento da Inteligência Artificial ou outro sobre o futuro das cidades e das regiões no Pacto Ecológico Europeu. O Centro de Estudos Euro-Regionais Galiza Norte de Portugal também apresenta um sobre a cooperação universitária entre estas duas regiões, enquanto o URBACT lança o debate a partir da seguinte questão: “Como podem as regiões e os municípios promover uma transição energética justa com e para os seus cidadãos?”. Já a Área Metropolitana do Porto convida à participação numa conversa sobre mobilidade e transportes na região, enquanto o Governo Regional dos Açores desafia os visitantes a provaram os produtos regionais do arquipélago.
Ao contrário do que aconteceu no ano passado, desta vez todas as sessões são presenciais. A participação é gratuita e as inscrições (na qualidade de participante) podem ser efectuadas através deste link até ao dia 30 de Setembro.
Criada em 2023, a Semana Europeia das Regiões e dos Municípios é co-organizada pelo Comité das Regiões Europeu (CR) e pela Direcção-Geral da Política Regional e Urbana (DG REGIO) da Comissão Europeia. Tem como objectivo dar a conhecer a capacidade das regiões e dos municípios em “gerar crescimento e emprego, bem como aplicar a política de coesão da União Europeia”, demonstrando “a importância do nível local e regional para a boa governação europeia”.