Explore Porto é o novo serviço digital que permite aos residentes e visitantes da cidade invicta consultar informações sobre transportes públicos e principais pontos de interesse do município, em tempo real e numa única plataforma.
O município do Porto lançou uma nova aplicação web que permite explorar a cidade em tempo real. O Explore Porto disponibiliza informação útil sobre mobilidade e pontos de interesse, e recorre a cerca de mil dispositivos de sinalização espalhados pela cidade – os pontos/beacons azuis.
Esta é uma forma de ajudar os munícipes e turistas a explorar a cidade ou a planear deslocações, e de promover a utilização dos transportes públicos e a diversificação do turismo. O projecto procura também envolver a população portuense, sendo que os próprios cidadãos podem, através do website, dar a sua opinião e propor novos avanços e novas informações.
A plataforma, que está em contínua evolução, disponibiliza sugestões de itinerário e detalhes sobre os pontos de interesse da cidade, como a descrição, a história, a morada, os horários e outras informações actuais relevantes. Além disso, a aplicação informa também o utilizador sobre pontos de interesse perto da sua localização e sobre alterações temporárias ao normal funcionamento das rotas dos transportes públicos. É também possível salvar as rotas ou pontos de interesse favoritos. Qualquer cidadão pode aceder a esta plataforma instantaneamente, através de um smartphone.
A plataforma ficou disponível no período de confinamento, e desde então já registou mais de 16 mil utilizadores. Está previsto um reforço da interligação do Explore Porto com os diferentes meios de transportes na cidade, pelo que os utilizadores poderão aceder a mais informação detalhada sobre, por exemplo, a disponibilidade de outros transportes, como trotinetes e bicicletas. A plataforma será também aberta ao ecossistema de empreendedores, sendo que está a ser desenvolvido, em conjunto com parceiros, um modelo para a disponibilização de dados em formato open data e um modelo que permita o desenvolvimento de novos módulos e funcionalidades.
Este novo serviço foi desenvolvido pela Porto Digital, em parceria com a cidade de Helsínquia, e resulta de investimento do município. O projecto, além de contar com o co-financiamento do Turismo de Portugal, tem também com o apoio da STCP, do Metro do Porto e da Associação de Turismo do Porto, bem como de fundos de vários projectos europeus, nos quais a Porto Digital tem participado.
Segundo a autarquia, a cidade está a posicionar-se no processo de transição digital e este é mais um passo em direcção à valorização do papel das cidades enquanto agregadoras de informação e dos serviços públicos digitais. O objectivo passa por garantir o acesso a serviços inovadores, o que se tem revelado uma tendência noutras grandes cidades europeias, como Helsínquia, Barcelona, Amesterdão ou Antuérpia – cidades com as quais o Porto tem estabelecido parcerias.
Já não é a primeira vez que o Porto recorre à tecnologia, com vista à reconstrução de uma cidade melhor. Com o objectivo de proporcionar uma nova perspectiva da cidade, a exposição Guetos Liminares pretende cultivar ideias e soluções de combate à segregação social, através de análise de dados de diferentes fluxos e mobilidade de pessoas.