Até 24 de Agosto, a análise de dados de diferentes fluxos e mobilidade de pessoas vai proporcionar uma nova perspectiva da cidade do Porto. Através do Big Data, a exposição Guetos Liminares, que decorre no âmbito da Porto Design Biennale 2021, pretende cultivar ideias e soluções de combate à segregação social e, em última instância, solucionar as fissuras sociais existentes, como primeiro passo para a reconstrução de uma cidade melhor.

A exposição é promovida pelos municípios do Porto e Matosinhos e organizada pelo centro de investigação da esad-idea, e conta com a parceria da Vodafone Portugal, do Massachusetts Institute of Technology – MIT Senseable City Lab, do Metro do Porto e da associação de curadoria Carlo Ratti Associati (CRA). A iniciativa dá a conhecer os padrões de segregação social antes e durante a pandemia, no município do Porto, através de uma análise de big data, disponibilizada pela Vodafone Analytics, e da execução de algoritmos desenvolvidos pelo MIT sobre dados geolocalizados. Os dados recolhidos pela Vodafone Portugal e trabalhados em parceria com o MIT são confidenciais e anónimos.

O propósito da iniciativa Guetos Liminares é revelar as fissuras sociais ao longo das demarcações de classe e promover a coesão social no Porto, já que as comunidades em questão estão fisicamente próximas, mas segregadas. O objectivo passa, também, por traçar um caminho para a mobilidade sustentável, com vista ao desenvolvimento económico, social e ambiental das cidades.

Com as cidades a tornarem-se cada vez mais inteligentes, através do uso de novas tecnologias, será possível contar com soluções mais sustentáveis, que responderão às novas necessidades dos habitantes, recuperando, assim, a qualidade de vida dos mesmos. Embora os guetos tenham desaparecido oficialmente nas cidades europeias em meados do século XX, a verdade é que assumiram apenas um novo formato – e, para compreender esta nova realidade, é necessária uma nova perspectiva, tecnologicamente aprimorada.

Embora esteja integrada na segunda edição da Porto Design Biennale 2021, que decorre entre os dias 2 de Junho e 2 de Julho, em vários espaços na cidade do Porto e Matosinhos, a exposição Guetos Liminares pode ser visitada presencialmente até 24 de Agosto, na estação de metro do campo, no Porto, ou no formato digital.

Este ano, a Porto Design Biennale assume um carácter de reflexão sobre a construção de um futuro “globalizado”, com o mote “Alter-Realidades: Desenhar o presente”. A programação habitual inclui exposições, conferências, oficinas e publicações, para uma reflexão sobre o design, nas suas várias dimensões.