Portugal e a região Centro do país estiveram em destaque na edição deste ano dos prémios RegioStars, arrecadando duas das distinções internacionais atribuídas pela Comissão Europeia. Numa cerimónia que teve lugar nesta segunda-feira, no âmbito da Semana Europeia das Regiões e Cidades, o Centro de Negócios e Serviços Partilhados (CNSP) do Fundão e a requalificação do Museu da Vista Alegre de Ílhavo foram reconhecidos a nível internacional como estando entre as melhores práticas na aplicação dos fundos comunitários e da política de coesão.

Os prémios RegioStars visam identificar boas práticas em matéria de desenvolvimento regional, distinguindo, todos os anos, os projectos mais inovadores e inspiradores de política de coesão. Em concurso, estiveram cinco categorias: 1) apoio à transição industrial inteligente, 2) transição para uma economia sustentável com baixo teor de carbono, 3) melhor acesso a serviços públicos, 4) resposta ao desafio da migração, e 5) investimento ao património cultural (como tópico do ano 2018). Para além da escolha do júri oficial, que conta com especialistas e membros do Parlamento Europeu, os prémios contemplam ainda a votação do público.

O centro empresarial do Fundão destacou-se na categoria “Apoio à transição industrial inteligente”. Já o Museu da Vista Alegre foi o projecto mais votado pelo público na categoria “Investimento em património cultural”, ficando a escolha do júri oficial para a aldeia de Nant Gwrtheyrn, no País de Gales. Para além destes, os vencedores deste ano incluem o projecto finlandês TeKiDe – reciclagem de fibras têxteis (categoria 2), o programa de habitação social da cidade checa de Ostrava (categoria 3) e o programa de integração de mão-de-obra e inclusão social de refugiados de Múrcia, Espanha (categoria 4).

O CNSP do Fundão nasceu em 2013, com vista a estancar a saída dos jovens do concelho desencadeada pela falta de oportunidades de emprego, apostando na dinamização da estratégia local de inovação e investimento. O projecto recebeu financiamento do programa Centro 2020 no valor de dois milhões de euros e, segundo a câmara municipal do Fundão, atraiu já 14 empresas na área das tecnologias de informação e comunicação para a educação (TICE), das quais quatro são multinacionais, e levou à criação de 500 postos de trabalho altamente qualificados nesta cidade, cuja população não ultrapassa os 15 mil habitantes. Dos números do CNSP, contam-se ainda 70 start-ups e mais de 200 projectos de financiamento privado nos primeiros quatro anos.

“Este prémio é simultaneamente uma grande honra e uma enorme responsabilidade. É uma honra, porque o Fundão, um município de baixa densidade da região Centro, vê assim reconhecida no espaço europeu a sua estratégia de desenvolvimento focada na criação de valor, atracção de investimento, emprego e inovação, apresentando-se numa Europa que quer promover a coesão como um bom exemplo na aplicação de fundos estruturais com base em critérios de sustentabilidade e impacto na economia local e regional. É igualmente uma enorme responsabilidade porque este reconhecimento nos incentiva a continuar a aposta e o trabalho no desenvolvimento e reforço desta estratégia que articula tradição com inovação, procurando que a comunidade seja cada vez mais o centro do projecto num território aberto ao mundo e às pessoas”, admitiu Paulo Fernandes, presidente da câmara municipal do Fundão.

Em ílhavo, o projecto de requalificação do Museu da Vista Alegre e da área envolvente permitiu recuperar e preservar dois séculos de património cultural e histórico, evitando a ruína da marca e trazendo um novo impulso ao turismo local. A iniciativa representou um investimento total de 44 milhões de euros, co-financiados pelos programas Centro 2020 e Compete 2020, e contribuiu ainda para a manutenção de 1495 postos de trabalho e criação de mais 100 novos empregos directos, revela a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional da Região Centro (CCDRC).

“Receber este prémio vem incentivar-nos ainda mais a continuar a desenvolver e afirmar a Vista Alegre enquanto referência cultural e industrial a nível nacional e internacional e, com isso, honrar o esforço passado e presente de todos os colaboradores em manter viva e com sucesso esta herança”, refere Paulo Soares, administrador da Vista Alegre. “Esta distinção tem importância para o país para a região Centro de Portugal, para o município de Ílhavo e para o futuro da marca Vista Alegre e sua afirmação como marca portuguesa no mundo. O envolvimento da CCDR Centro foi fundamental para que estivéssemos hoje aqui a celebrar este prémio, e o trabalho realizado é a prova que as instituições e os apoios quando são bem geridos são uma mais valia para o meio empresarial e a sociedade”, continua.

Também presente na cerimónia de entrega dos prémios esteve Ana Abrunhosa, presidente da CCDRC, que encara estas vitórias como um reflexo do caminho que a região Centro tem feito com o apoio dos fundos estruturais comunitários.

“Os RegioStars são verdadeiros embaixadores da política de coesão. No nosso esforço de comunicar melhor o que a Europa está a fazer pelos seus cidadãos, estes projectos constituem valiosos trunfos e espero que inspirem muitas regiões na seleção dos projectos financiados pela União Europeia”, afirmou Corina Creţu, comissária europeia para a Política Regional, que presidiu à cerimónia anual de entrega dos prémios.