Depois das smart toilets em 2016, o Rock in Rio (RiR) Lisboa volta a apostar em soluções inteligentes para melhorar a experiência de quem participa neste festival de música, que acontece nos dias 23, 24, 29 e 30 de Junho no Parque da Bela Vista. Em 2018, a Smart Rock City dá lugar ao projecto Vodafone Digital Rock.
As soluções implementadas, desenvolvidas pela Vodafone Portugal em parceria com a ThinkDigital, têm como base a tecnologia Internet of Things (IoT), o que permitirá a monitorização em tempo real de cinco áreas centrais para o festival – energia, água, ambiente, mobilidade e diversão – num único Centro de Controlo Operacional.
Para a organização, o grande “cabeça de cartaz” do projecto é o Smart Check-in, que registará as inscrições nas atracções de diversão existentes no recinto, como a roda gigante ou o slide – no formato digital. Desta forma, a organização espera evitar as filas de espera e tornar o processo de inscrição mais simples e célere. O funcionamento é semelhante àquele que é utilizado nos aeroportos. Isto é, os festivaleiros apenas terão de descarregar a aplicação do RiR, registar-se na atracção que pretendem utilizar e escolher o horário, dentro da disponibilidade existente. Depois disso, a aplicação confirmará a hora prevista de entrada e gerará um QRCode que permitirá o acesso.
Tal como numa cidade real, também na Cidade do Rock a implementação destas soluções inteligentes vai permitir não só melhorar a experiência do visitante, mas também ajudar a optimizar os processos e gestão dos recursos para a própria organização do festival. A monitorização em tempo real, integração e análise destas informações vai acontecer num único dashboard – a plataforma Digital Enablement Platform (DEEP), uma solução do Grupo Vodafone e que está já implementada em municípios e empresas lá fora. No RiR, a plataforma estará disponível num Centro de Comando Operacional (CCO), a partir do qual se supervisionarão as cinco áreas incluídas no projecto.
No caso da energia, será feita a medição dos usos e a gestão centralizada da rede com exactidão nas zonas mais estratégicas do evento, tais como o Palco Mundo, no qual os consumos podem ultrapassar os 3 Megawatts. Através da monitorização, irá ser possível implementar estratégias preventivas e/ou correctivas em tempo real e, numa perspectiva de longo prazo, definir estratégias para as edições futuras.
O uso da água nos quatro hectares do Parque da Bela Vista vai também estar sob olhar atento, com sensores instalados nos depósitos de abastecimento e que permitem à organização actuar de forma rápida quando os níveis se aproximem do limite mínimo recomendável.
De forma a apoiar a execução dos trabalhos em altura e maximizar a segurança dos colaboradores, o recinto vai dispor de um anemómetro que dá conta da direcção e velocidade do vento durante os espectáculos. A par disso, a solução Smart Air vai avaliar os parâmetros ambientais, dando, assim, conta da qualidade do ar, concentração de CO2, gases, fumos ou outras partículas.
No que se refere à mobilidade e para dar resposta às necessidades digitais dos participantes, o RiR vai disponibilizar Wi-Fi gratuito e a divulgação da agenda e outras novidades do festival nos ecrãs dos autocarros que transportam os visitantes para o recinto.
“A Vodafone foi um dos primeiros operadores a acreditar no potencial da IoT de transformar as cidades, as empresas e os lares. O projecto Vodafone Digital Rock City é um testemunho da capacidade de a empresa apresentar rapidamente soluções à medida de qualquer desafio e do persistente foco na inovação num sector dinâmico e em rápido crescimento. Para impulsionar a transformação digital do país, a Vodafone continuará a desenvolver o seu portefólio de soluções digitais, numa dinâmica de estreita cooperação com Governo, autarquias, universidades e indústria. Esta constante modernização tecnológica tem benefícios directos na competitividade económica empresarial, local e nacional”, refere Paula Carioca, administradora da Unidade de Negócios Empresariais da Vodafone Portugal.
“A Digital Rock City mostra como o Rock in Rio-Lisboa evolui, ano após ano, para acompanhar quer as tendências de um universo cada vez mais digital, quer a evolução das necessidades, comportamentos e expetativas dos diferentes públicos que passam pelo evento”, diz Ricardo Acto, director de Operações do Rock in Rio, dando como exemplo a solução Smart Check-in, que “mostra a integração de uma experiência digital nas tradicionais diversões do recinto”. Para além disso, o gestor acredita que “todas as soluções, com o selo da qualidade Vodafone, permitirão à organização identificar oportunidades de melhoria para uma gestão mais eficiente e sustentável”.
Entre os artistas que actuarão, este ano, na Bela Vista, destacam-se Muse, Bruno Mars, The Killers, The Chemical Brothers, etc. Recorde-se que a primeira edição do RiR Lisboa aconteceu em 2004, contando, desde essa altura, com a Vodafone como patrocinadora e parceira tecnológica.