A Coimbra Business School e o CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial anunciaram, na última semana, a preparação de um Programa Nacional de Desenvolvimento de Marcas Territoriais. O instrumento, que deverá ser apresentado ainda este ano, tem como objectivo capacitar os municípios para a elaboração de uma estratégia local de branding e marketing territorial.

A iniciativa conjunta está incluída no plano de actividades do Observatório de Branding Territorial e pretende funcionar como “plataforma e programa estruturado inédito [no país] para a qualificação dos territórios nos domínios do branding e do marketing territorial, despertando instituições e profissionais para processos consistentes e continuados de desenvolvimento de marcas territoriais”, explicam as duas entidades. Para além de “capacitar os municípios para o desenvolvimento de uma estratégia local de branding e de marketing territorial”, o programa servirá também para “atribuir reconhecimento público e validação científica desse mesmo processo e do compromisso no seu desenvolvimento estratégico e operacional”, acrescenta o CEIT em comunicado.

Numa parceria que se iniciou em 2020, a Coimbra Business School e o CEIT têm, desde então, trabalhado em conjunto em diversas actividades de investigação neste domínio. Segundo revelou à Smart Cities o presidente executivo do CEIT, Cristóvão Monteiro, as entidades estão a começar a trabalhar “cada vez mais em estreita articulação” com municípios e comunidades intermunicipais ao nível da formação e da capacitação.

“As marcas são um activo estratégico fundamental no desenvolvimento, diferenciação e promoção dos territórios [pois] contribuem para a criação de sentidos de pertença, percepções externas, geração de valor acrescentado nos produtos locais e no alinhamento estratégico da oferta turística e iniciativas de atracção de novos residentes e de investimento”, explicou o responsável. Para Cristóvão Monteiro, “o desenvolvimento e a implementação de uma estratégia local de branding e de marketing territorial deve servir de dínamo para a criação e melhoria de condições para que as pessoas, as empresas e demais stakeholders se apaixonem pelo território e queiram viver, visitar, trabalhar ou investir nele”.

Recorde-se que a primeira pós-graduação em branding territorial da Coimbra Business School foi lançada em 2020, estando já a finalizar a sua segunda edição. Por sua vez, o CEIT, fundado no mesmo ano, apresenta-se como uma organização de base científica e tecnológica focada em estratégia, investigação e desenvolvimento de marcas territoriais.