Depois das áreas healthtech, agritech, inteligência artificial e machine learning, chegou a vez de a iniciativa X-Europe se debruçar sobre as cidades inteligentes e a sustentabilidade urbana. Com o objectivo de fomentar o crescimento de start-ups e scale-ups que desenvolvam soluções deeptech e pô-las em contacto com investidores, empresas e outras entidades, as candidaturas para participar no programa já estão abertas e decorrem até 31 de Março.

Com vaga para 25 start-ups, os finalistas terão acesso a um programa de apoio remoto durante seis meses, oportunidades para contacto com investidores, particulares ou entidades públicas, sessões 1-1 com mentores, presença em eventos, entre outras iniciativas. Ser-lhes-á dada formação específica e personalizada com o intuito de potenciar o crescimento da empresa em causa. No fim, três empresas seleccionadas terão, ainda, três meses de subscrição nos espaços da comunidade TNW em Amesterdão e na incubadora TechChill em Riga. Sem esquecer a presença nos diversos eventos promovidos pela TNW, Design Terminal, ou TechChill, permitindo criar e potenciar o networking. Todos os serviços são disponibilizados gratuitamente às 25 start-ups seleccionadas.

Com o apoio do programa europeu Horizonte 2020, a X-Europe está no seu segundo ano e conta com vários parceiros internacionais, onde se incluem F6S, TNW, Growth Tribe, Design Terminal e Techill.

A inscrição pode ser feita no sítio na web do X-Europe até às 16 horas (hora portuguesa) do dia 31 de Março.