O primeiro curso de “branding territorial” português, promovido pela Coimbra Business School (CBS – ISCAC), lança a sua segunda edição no ano letivo 2021/2022. “O sucesso da primeira edição justifica plenamente esta opção”, sustentou o Presidente da CBS – ISCAC, Pedro Costa.
O programa surge renovado, com um reforço das componentes formativas relativas ao marketing operacional, ao branding territorial e à digitalização.
O curso – inédito em Portugal – desenvolveu-se ao longo de 2020 com o objetivo de colmatar uma lacuna formativa em Portugal, capacitando gestores de territórios e destinos, autarcas e profissionais de municípios e entidades intermunicipais, marketeers e empreendedores de base local e regional no domínio do branding e do marketing dos territórios.
“Constitui objetivo de aprendizagem dotar os formandos das capacidades de desenvolverem processos integrados de planeamento estratégico de branding territorial, fazendo recurso de um amplo espectro de conhecimentos”, refere a CBS-ISCAC na apresentação do curso.
Para além de uma componente teórica, a pós-graduação inclui uma dimensão aplicada, através de uma área de desenvolvimento de projeto, com o acompanhamento de todo o corpo docente e da estrutura do Observatório de Branding Territorial, lançado pela instituição em junho passado.
A coordenação científica do curso é assegurada por Madalena Abreu, Cristóvão Monteiro, João Paulo Craveiro e Jorge Sobrado, para quem “o curso é uma experiência formativa especializada, num ambiente criativo, e que convoca uma diversidade de áreas de saber e de ferramentas”.
Na edição anterior, no conjunto dos 14 trabalhos desenvolvidos por estudantes e investigadores, estão ideias e projetos tão distintos como uma rota de turismo literário para o Centro de Portugal, a gamificação do destino “Aldeias do Xisto”, o posicionamento da marca Figueira da Foz, a valorização turística da serra da Lousã, a estruturação de uma estratégia de marketing para a serra das Talhadas, ou a criação de uma marca gastronómica para Cascais, entre outros.
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