Porque Reduzir e Reutilizar são palavras-chave em termos ambientais, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão organizar, nos dias 27 de agosto e 24 de setembro, a Feira de Trocas, uma iniciativa que pretende sensibilizar a comunidade para a necessidade de redução da produção de resíduos e, por outro lado, para os benefícios do reaproveitamento de materiais.

A Feira de Trocas vai ter lugar entre as 11h00 e as 17h30, no Espaço SMAS da Ribeira de Sintra, e as inscrições gratuitas, já para o próximo sábado, estão abertas até esta quinta-feira.

Limitada a 20 participantes, a Feira de Trocas promove a permuta de bens, como livros, CD, roupa e calçado, mas também fomenta a apresentação de peças de artesanato que promovam a reutilização de materiais em fim de vida, assim como produtos biológicos, sem a associação de quaisquer valores monetários. O evento está aberto à participação de todos os escalões etários, embora os menores de idade tenham de ser acompanhados por um adulto, que ficará responsável por cumprir as obrigações do respetivo participante.

A inscrição, que terá de ser efetuada até às 17h00 da quinta-feira anterior à data de realização do evento, não implica qualquer pagamento por parte do participante, mas o mesmo terá de se fazer acompanhar dos elementos necessários para a exposição dos seus produtos (como mesas e lonas). As inscrições devem ser feitas através do formulário que está disponível no site dos SMAS de Sintra.

Apostado em fomentar os princípios da Economia Circular, enquanto conceito que assenta na redução, reutilização e reciclagem de materiais, o Espaço SMAS da Ribeira de Sintra continua  a afirmar-se como um polo de excelência ao nível da educação e sensibilização ambiental e de divulgação científica e tecnológica, no âmbito do ciclo urbano da água e resíduos, sensibilizando a comunidade em geral para os valores da preservação do ambiente, para além de divulgação das atribuições dos SMAS de Sintra (abastecimento de água, drenagem e tratamento de águas residuais e recolha e transporte de resíduos urbanos).

Recorde-se que o Espaço SMAS da Ribeira de Sintra, que vai dar lugar ao Museu da Água e Resíduos, tem patente ainda, até 24 de setembro, a exposição “Splash – Dá um mergulho no mar de lixo!”, da autoria de Nuno Antunes, que pretende sensibilizar e inspirar toda a comunidade, mas em particular as novas gerações, a cuidar melhor do nosso planeta, em especial os oceanos.

O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.