Ontem, no centro do município de Albergaria, os veículos deixaram de circular para 360 crianças e jovens, do pré-escolar ao secundário, participarem em várias ações de sensibilização e de animação em torno da mobilidade ciclável e suave.

Na Praça Ferreira Tavares, os participantes experimentaram diversos meios de mobilidade sustentável, entre as 8h e as 17h, como bicicletas de vários formatos e tamanhos, balance bikes (bicicletas sem rodas), trotinetes elétricas e cargo-bikes (bicicletas de carga).

O Dia Europeu sem Carros, que se celebrou ontem, dia 22, foi o ponto alto da Semana Europeia da Mobilidade à qual o município de Albergaria se associou.

Apostando nas crianças para mudar o presente e transformar o futuro da mobilidade sustentável, o município de Albergaria começou a distribuir em 2018 pelos jardins de infância um kit bicicletas e capacete para os mais novos aprenderem a andar de bicicleta, desde cedo.

A Albergaria-a-Velha foi um dos primeiros municípios em Portugal a entregar “balance bikes” – um tipo de bicicleta especial para aprendizagem, porque não utiliza pedais – em diversos estabelecimentos de ensino do concelho, para serem utilizados por crian­ças entre os 2 e os 5 anos.

Esta iniciativa insere-se na estratégia de mobilidade sustentável do município e integra o Pré-POP (Programa Operacional Pedalar) que pretende ensinar as crianças da rede pública do pré-escolar do município a viver numa cidade sustentável.

Os outos dois pilares do projeto de mobilidade sustentável são o sistema público de utilização gratuita – MOB.A e os Patrulheiros, que consiste num trabalho de intervenção voluntária, de bicicleta, em áreas de grande interesse ambiental, na identificação de depósitos de lixo ilegal, ninhos de vespa asiática, apoio aos peregrinos e na vigilância da floresta.

No município de Albergaria estão disponíveis: 84 balance bikes, 25 bicicletas de pedais, três cargo-bikes e seis bicicletas elétricas.

O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.