Venn Foods, uma start-up incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, acaba de lançar uma campanha de angariação de fundos na GoParity, para transformar a forma como as pessoas pensam, compram e comem os seus alimentos. A start-up já está a distribuir kits de refeições à base de plantas nas áreas metropolitanas dos distritos de Aveiro, Braga e Porto.

A Venn criou um serviço on-line de entrega de kits de refeições vegetarianas, que contêm instruções passo-a-passo para a confeção da receita e ingredientes frescos e de origem sustentável já com as porções corretas. O objetivo é facilitar a confeção de refeições 100% à base de plantas e inspiradas em várias cozinhas do mundo.

“Somos a primeira e única empresa de kits de refeição que tem uma oferta totalmente vegetal e uma das poucas comprometida com os ideais de embalagens sustentáveis, evitando o uso desnecessário de plástico, um grande problema neste tipo de kits“, afirma Snider Rodrigues, cofundador e CEO da Venn.

Fundada em 2020 – durante a pandemia – por três amigos unidos por um propósito comum de reinventar o atual sistema alimentar, a Venn já está a trabalhar logisticamente para alargar a sua oferta a todo o território continental. A rede de fornecedores da Venn é composta por agricultores e produtores nacionais, com pequenas propriedades e empresas familiares, que utilizam diversas técnicas, como a permacultura e a agricultura regenerativa, para garantir a gestão sustentável da água, do solo e da energia, a fim de proteger o meio ambiente e os ecossistemas, e promover a economia local.

“O comportamento do consumidor caminha para a valorização da conveniência de cozinhar de forma ética e sustentável (o mais local possível). Na Venn queremos, a partir do Porto, ajudar pessoas de todo o mundo a descobrirem melhores formas de cozinhar e, assim, viverem de forma mais inteligente e saudável, reduzindo o desperdício de alimentos e consumindo mais vegetais, frutas, grãos integrais, castanhas, sementes e fontes alternativas de proteína (como seitan, tofu, tempeh etc.)”, salienta Snider Rodrigues.

campanha na GoParity, que pretende angariar 20 mil euros, vai ajudar a start-up incubada na UPTEC a melhorar o serviço on-line, aumentar os dias de entrega, o número semanal de receitas, incorporar um modelo baseado em assinatura e acelerar o crescimento da Venn no espaço digital.

No médio prazo, a start-up pretende desenvolver produtos próprios (molhos, misturas de especiarias) e ter uma mercearia on-line, com entregas sustentáveis. A longo prazo, o objetivo é explorar ainda mais as oportunidades na área da foodtech e criar proteínas que possam ajudar a resolver os problemas dos sistemas alimentares convencionais.

O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.