Mértola e Torres Vedras aderiram à Declaração de Glasgow, um compromisso em torno do desenvolvimento de políticas alimentares sustentáveis, colocando a sustentabilidade e a agricultura no centro da resposta à emergência climática.

A Declaração pretende que os governos desenvolvam políticas alimentares integradas, dado que considera que apenas uma abordagem holística aos sistemas de alimentação pode identificar, de forma efectiva, pontos de intervenção para dar resposta às questões climáticas. Segundo os dados avançados pela Declaração, os sistemas alimentares são responsáveis por entre 21% a 37% do total de gases com efeito de estufa.

Para além dos dois municípios portugueses, outras 27 cidades assinaram já este compromisso. A iniciativa não é, unicamente, europeia e tem, entre as signatárias, cidades como Guarulhos (São Paulo), no Brasil, Vancouver, no Canadá, Filadélfia, nos Estados Unidos, ou Solo, Surakarta, na Indonésia.

A Declaração de Glasgow será apresentada, em Novembro deste ano, na COP26, em Glasgow e pretende incentivar a adesão, por parte dos Governos, da adopção de políticas integradas, com acções alinhadas horizontalmente nas áreas de política e verticalmente entre os diferentes níveis de governança.