ARTIGO DESENVOLVIDO POR MUNICÍPIO VILA FRANCA DE XIRA

O município de Vila Franca de Xira avançou com um projeto piloto de reciclagem de biorresíduos na Póvoa de Santa Iria, que convida toda a população da cidade a participar. Com um investimento de um milhão de euros, a autarquia dá mais um passo de grande importância para os objetivos de desenvolvimento sustentável e para o alcançar das metas de reciclagem no concelho.

Os objetivos ambientais, sociais e económicos, bem como a adoção de medidas que visem o desenvolvimento sustentável, acautelando as necessidades das gerações atuais sem comprometer as gerações futuras, são prioridades na estratégia de intervenção do município de Vila Franca de Xira na área Ambiental. Nessa linha de atuação, a autarquia vila-franquense está a implementar uma rede de recolha seletiva para separação e reciclagem de biorresíduos até 2023, projeto que resulta de uma candidatura ao POSEUR – Portugal 2020, beneficiando assim de fundos comunitários para a sua concretização.

Este projeto piloto de Recolha Seletiva de Resíduos Urbanos Biodegradáveis (RUB’s), implementado na Póvoa de Santa Iria, corporiza a necessidade de prevenção de resíduos, associada ao cumprimento de metas de reciclagem e à redução do consumo de matérias primas, mas também vai ao encontro do cumprimento do disposto na Diretiva de Resíduos. As ações consistem numa recolha de proximidade no setor residencial daquela cidade, através da instalação de equipamento superficial e enterrado na via pública, sendo que a cada alojamento será distribuído um balde de 7lts para promover a separação. Estão também consideradas ações de sensibilização junto dos munícipes. Para além dos alojamentos particulares na cidade da Póvoa de Santa Iria, o projeto abrange ainda a recolha nos refeitórios escolares, no canal Horeca (onde estão incluídos os estabelecimentos de restauração e bebidas e também de hotelaria), nos Mercados Municipais e nas frutarias existentes no concelho.

A implementação deste projeto, que representa um investimento de cerca de um milhão de euros, tem como objetivo o aumento de RUB’s a reciclar, como por exemplo, restos de comida, desperdícios de fruta e legumes sem condições de serem consumidos. Quando estiver plenamente implementado, a câmara municipal estima que venham a ser recolhidas anualmente cerca de 2.750 toneladas destes biorresíduos.

Outras ações

Paralelamente, a câmara municipal de Vila Franca de Xira tem em curso outros projetos que promovem a compostagem doméstica, em colaboração com a Valorsul, S.A. Um desses exemplos é o “Compostar, outra forma de reciclar”. No âmbito deste projeto, o município cede um compostor doméstico para quem tiver quintal, promovendo também a realização de ações de formação neste âmbito. Está também em curso o projeto “Todos podem compostar”, tendo sido instalado um compostor comunitário no EcoBairro da Póvoa de Santa Iria, de acesso público.

Merece também destaque o projeto de Hortas Urbanas, que já conta hoje em dia com 348 talhões, distribuídos por quatro freguesias do concelho. Aquando da atribuição dos talhões, a câmara municipal de Vila Franca de Xira também oferece um compostor por cada talhão, como incentivo à compostagem.

O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.