Bragança tem sido um modelo na adopção de boas práticas, de projectos inovadores e de iniciativas dinâmicas e mobilizadoras que fazem desta cidade (periférica em relação à capital de Portugal, mas a mais próxima do centro da Europa) um exemplo a seguir.

Integrando, em 2015, o top quatro das cidades mais inteligentes em Portugal, Bragança quer alargar o conceito de EcoCidade e Smart City a toda a região, transformando este território numa Smart Region.

Trabalhamos e apostamos na implementação de projectos inteligentes, inovadores, criativos e com valor acrescentado, capazes de gerar bem-estar e melhor qualidade de vida para os cidadãos, com acções mais amigas do ambiente, mais eficientes na gestão dos recursos e geradoras de emprego, assentes numa estratégia participativa, empreendedora, criativa, intelectual, inovadora e sustentável.

Somos um dos 25 municípios portugueses a integrar a Rede Piloto de Mobilidade Eléctrica.

Os edifícios-sede do município, a casa de todos os brigantinos, portanto, são uma referência no que toca à inovação e sustentabilidade, tendo sido galardoados com o Prémio Inovação.

Há cerca de um ano que o Brigantia EcoPark, um espaço inteligente e sustentável de ciência e tecnologia para apoio a empresas consolidadas e em fase de incubação de base tecnológica, está a trabalhar e a acolher projectos ligadas à eco construção, eco energia, eco turismo e produtos tradicionais.

Se na área rural o ar puro e as belíssimas paisagens são motivos para passeios de carro ou a pé, dentro da Cidade, os nossos cidadãos e turistas têm à sua disposição bicicletas eléctricas partilhadas, as Xispas, que podem utilizar, sobretudo, na rede de ciclovias urbanas, que contam já com oito quilómetros. No Município de Bragança, toda a nossa frota automóvel dispõe de um sistema inovador de georreferenciação.

Ao nível dos serviços municipais, estamos, de facto, num patamar avançado. Implementámos o serviço Alerta Bragança, através do qual os nossos cidadãos podem reportar situações e ocorrências anormais, que serão encaminhadas para os respectivos serviços.

Montesinho, uma pequena povoação do nosso concelho, foi a primeira aldeia do Norte de Portugal com iluminação pública 100% LED. Também na área urbana investimos cerca de 410 mil euros numa iluminação mais eficiente, substituindo as antigas luminárias, que nos permitirá poupar cerca de 65 mil euros por ano. No total, foram instaladas 1.130 luminárias.

E se até aqui sempre estivemos focados no bem-estar e vida saudável dos nossos cidadãos, estamos, cada vez mais, empenhados em envolver toda a comunidade nas actividades que são de todos nós.

Continuamos, em 2016, o processo de participação cívica que iniciámos em 2015: o Orçamento Participativo, e que foi um verdadeiro sucesso.

Envolvemos, ainda, milhares de brigantinos nas várias iniciativas que desenvolvemos em 2015: Orquestra Fervença, a produção do filme promocional da Marca Bragança, a Bicicleta Humana na Volta a Portugal em homenagem ao ciclista brigantino Ricardo Vilela e, mais recentemente, a construção da maior árvore de Natal iluminada humana que foi notícia em todo o Mundo.

Trabalhamos todos os dias para alcançarmos o principal objectivo: fazermos dos nossos cidadãos pessoas felizes.