A RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente e a OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste promovem amanhã um webinar de esclarecimento à 3.ª call da EUCF – European City Facility. Esta iniciativa europeia atribuiu, na 2.ª call, 60 mil euros a cada uma de oito candidaturas de municípios portugueses para desenvolverem e implementarem “conceitos de investimento” em projectos de eficiência energética e energias renováveis.

A 3.ª call da iniciativa EUCF, que actua como instrumento acessível de apoio à consultoria técnica, jurídica e financeira, já está a decorrer e prolonga-se até ao dia 17 de Dezembro de 2021. Nesta terceira fase, serão apoiados 69 “conceitos de investimento”, dos quais 19 estão reservados à região do Sul da Europa.

Financiada pelo programa Horizonte 2020, num total de 12 milhões de euros, a iniciativa pretende ajudar cerca de 200 municípios, áreas metropolitanas ou comunidades intermunicipais a nível europeu a mobilizarem investimentos locais em acções de eficiência energética e energias renováveis até 2022.

Neste sentido, a EUCF conta com a atribuição de 60 mil euros a cada um dos participantes que obtêm aprovação para suportar os custos associados à consultoria. Esta consultoria tem como finalidade o desenvolvimento e implementação de “conceitos de investimento”, documentos que permitem traduzir em linguagem financeira as ideias dos projectos e, assim, melhorar as hipóteses de financiamento.

Em Portugal, a RNAE, seleccionada para Rede Nacional, e a OesteSustentável, convidada para Country Expert da iniciativa EUCF, são responsáveis por incitar potenciais beneficiários a concorrerem. Como tal, prepararam um webinar de apresentação e esclarecimentos sobre a 3.ª call, que terá lugar já amanhã, às 10h, na plataforma ZOOM. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias.

Recorde-se que Portugal teve oito iniciativas aprovadas na 2.ª call da EUCF, nomeadamente dos municípios de Braga, Guarda, Guimarães, Porto, Sintra, Torres Vedras, Vila Nova de Famalicão e Vila Nova de Gaia. Portugal foi o país da região do Sul da Europa a obter o maior número de aprovações; além disso, foi também o terceiro país, dos 31 participantes, a apresentar mais candidaturas, sendo apenas ultrapassado pela Itália, com 28 candidaturas, e pela Polónia, com 25.