O CIVITAS Forum 2021 arranca hoje na cidade de Aachen, Alemanha, e em formato digital e gratuito. Durante dois dias, a conferência convida especialistas, decisores e demais interessados para uma discussão sobre o papel da mobilidade sustentável no desenvolvimento de cidades neutras em carbono e como as autoridades locais podem alavancar esta mudança.
Sob o mote “Smart routes towards climate-neutral cities”, o evento, organizado pela rede CIVITAS, que reúne mais de 340 cidades europeias investidas em soluções de transporte mais sustentáveis, está alinhado com a missão da União Europeia de alcançar, até 2030, a meta de 100 cidades neutras em carbono.
“A nossa mobilidade urbana do futuro tem de ser completamente sustentável, se vamos ter cidades neutras em carbono”, refere Matthew Baldwin, deputy director-general na Direcção Geral para o Transporte e Mobilidade da Comissão Europeia. O representante, citado em comunicado, acrescenta que esta ambição da neutralidade carbónica se traduz em “melhor qualidade do ar, menor congestão e menos mortes na estrada”.
Nesse sentido, estão preparadas sessões de plenário, onde se juntam membros do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia, bem como outros especialistas em planeamento urbano e transporte urbano, para abordar os desafios mais prementes que o sector enfrenta e quais os objectivos para o futuro da mobilidade.
O programa inclui também sessões técnicas sobre temas como mobilidade partilhada, sistemas de mobilidade multimodais e integrados, soluções e-charging, Planos de Mobilidade Urbana Sustentável, estratégias municipais para cidades neutras em carbono, esquemas de financiamento e oportunidades de sinergias. As sessões dedicadas a “Regulamentos de Acesso a Veículos Urbanos (UVAR) na Europa” e a “data na mobilidade urbana” contam com a participação dos oradores portugueses Pedro Barradas, da UVARBox, e Maria Coutinho, da EMEL, respectivamente.
A encerrar o dia de hoje, primeiro do evento, decorre uma cerimónia de entrega dos CIVITAS Awards, que reconhecem as cidades que têm apostado em abordagens inovadoras e numa transformação sistemática para criarem um ecossistema local de mobilidade urbana sustentável.