Com mais de 800 cidades e vilas de 25 países já inscritas, a Semana Europeia da Mobilidade 2021 tem data marcada para os dias 16 a 22 de Setembro. Num ano de transformação para a mobilidade, a segurança e a saúde juntam-se à sustentabilidade como cabeças de cartaz da campanha promovida pela Comissão Europeia.

Todos os anos, de 16 a 22 de Setembro, centenas de cidades de toda a Europa, e não só, participam na Semana Europeia da Mobilidade, a principal campanha de sensibilização da Comissão Europeia para a mobilidade urbana sustentável.

Na edição deste ano, cidades e vilas vão organizar actividades no âmbito do tema “Segurança e saúde com mobilidade sustentável”. A escolha deste mote homenageia as dificuldades sentidas pela Europa e pelo mundo durante a pandemia de Covid-19. Ao mesmo tempo, convida a reflectir sobre as oportunidades para a mudança que resultaram desta crise sanitária sem precedentes na Europa.

No último ano, as cidades e as administrações locais estabeleceram respostas criativas e resilientes à pandemia. Por isso, em 2021, a Semana Europeia da Mobilidade celebra a resiliência dos municípios e as suas conquistas, ao mesmo tempo que procura manter este ímpeto.

Como participar?

Cidades da Europa e de outros países podem participar na Semana Europeia da Mobilidade através da realização de, pelo menos, uma das seguintes medidas: organização de actividades focadas na mobilidade sustentável durante a semana; implementação de uma ou mais medidas permanentes de transporte; ou a realização de um “Dia Sem Carros”. As cidades que realizarem as três medidas poderão concorrer aos prémios da Semana Europeia da Mobilidade.

No ano passado, apesar da pandemia de Covid-19, 2 945 cidades participaram nesta campanha anual para mobilidade sustentável, fazendo da edição de 2020 aquela com a segunda maior taxa de participação desde o início da iniciativa.

Graças ao seu compromisso com a mobilidade sustentável, os municípios portugueses têm sido constantemente reconhecidos com os prémios oficiais da campanha.

20 anos de impacto

Este ano marca uma data especial para a campanha europeia, uma vez que celebra o seu 20.º aniversário. Durante este período, por toda a Europa, as cidades tiveram um impacto profundo na mobilidade urbana sustentável, com resultados impressionantes a serem mostrados.

As cidades participantes implementaram mais de 126 mil medidas permanentes, numa variedade de categorias, incluindo: distribuição de carga; gestão de mobilidade; acalmia de tráfego; transporte público; pedestrianismo, entre outras.

Exemplos de algumas das medidas permanentes introduzidas até agora, como resultado da campanha, incluem: a criação de mais de 2 700 sistemas públicos de partilha de bicicletas; a criação ou ampliação de cerca de cinco mil ruas pedonais; a extensão ou criação de mais de 2 900 vias verdes; a introdução de mais de cinco mil programas de redução de velocidade perto das escolas; a instalação de mais de 3 500 rampas para cadeiras de rodas; a adopção de mais de dois mil planos de viagens escolares e a introdução de mais de mil pontos de carregamento de veículos eléctricos. Estes resultados e conquistas serão destacados mais tarde durante este ano, quando a campanha lançar o seu museu digital em celebração do seu 20.º aniversário.

Cidades portuguesas constantemente reconhecidas pela excelência

Anualmente, os prémios da Semana Europeia da Mobilidade reconhecem as autoridades locais avaliadas como as que mais fizeram para aumentar a consciencialização da mobilidade sustentável durante a campanha. Graças ao seu compromisso com a mobilidade sustentável, os municípios portugueses têm sido constantemente reconhecidos com estes prémios.

Em 2019, Alfândega da Fé recebeu um dos três primeiros lugares na categoria prémio Semana Europeia da Mobilidade para municípios menores, com o júri a elogiar as suas diversas e abrangentes actividades que tornaram as ruas mais acessíveis a pedestres e ciclistas.

Ciclo Expresso do Oriente_ Coypright_Parque das Nações Parish Council

 

Em 2018, Lisboa ganhou o prémio da Semana Europeia da Mobilidade para municípios maiores, impressionando o júri com a sua forte visão para uma cultura de mobilidade mais sustentável. Durante a Semana Europeia da Mobilidade de 2018, os residentes da capital portuguesa podiam levar a sua bicicleta a bordo de um comboio de forma gratuita, dando-lhes um verdadeiro incentivo para experimentar a multimodalidade. A cidade também organizou viagens de bicicleta ao museu, workshops de reparação gratuita e um prémio especial para pessoas e organizações que promoviam o uso de bicicletas. As actividades complementaram a inauguração de 31 novas estações de partilha de bicicletas, novas e ampliadas ciclovias, além de 800 novas áreas de estacionamento para bicicletas. A cidade também realizou uma campanha de comunicações eficaz, direccionada tanto a residentes como a visitantes.

Copyright_Oliveira do Bairro

A par disso, também em 2018, Oliveira do Bairro conquistou uma das três primeiras posições na categoria Semana Europeia da Mobilidade para municípios menores, impressionando o júri com a adopção de uma grande variedade de medidas permanentes e a realização de fortes parcerias com stakeholders locais.

Para saber mais e participar na campanha da Semana Europeia da Mobilidade, clique aqui.

A publicação deste artigo faz parte de uma parceria entre a Smart Cities e o ICLEI – Local Governments for Sustainability, e foi originalmente publicado na edição de Julho/Agosto/Setembro 2021 da Smart Cities. Disponível em inglês.