A câmara municipal de Vila Real, o Regia Douro Park, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a IBM Portugal e a Softinsa assinaram, na quinta-feira passada, um protocolo de cooperação para criar um novo centro de inovação. Este centro terá como foco tecnológico a área das cidades inteligentes.

Vai surgir, na cidade de Vila Real, um novo centro dedicado ao desenvolvimento das tecnologias de informação na região, incidindo, em particular, no sector das tecnologias para as cidades inteligentes. Tecnologias como a cloud híbrida e a inteligência artificial serão algumas das que estarão em destaque nos projectos de inovação e transformação digital neste centro. 

Com a gestão a cargo da Softinsa, o novo centro será o quinto da empresa em Portugal, funcionando em rede com outros centros internacionais. Com a inauguração prevista para antes do final do ano, espera-se que, até 2025, a nova infraestrutura seja capaz de empregar até 300 pessoas.

Numa primeira fase, o centro estará a funcionar no Regia Douro Park e no campus da UTAD. Segundo o consórcio, o objectivo é potenciar, desse modo, “sinergias entre o mundo académico e o meio empresarial”, bem como a capacidade de retenção de conhecimento e talento, assegurando também o rejuvenescimento da população.

“Ao longo dos últimos anos são inúmeros os exemplos de captação de investimento, demonstrando Vila Real como um território apetecível, dinâmico, capaz de gerar emprego e oportunidades”, refere o presidente da CM Vila Real, Rui Santos, para quem este protocolo é “mais um passo importante nesse sentido”, validando “a estratégia que tem sido seguida”. 

A cerimónia de assinatura do protocolo decorreu no passado dia 23 de Junho, no auditório do Regia Douro Park. Além da presença de Rui Santos, participaram também o presidente do Regia Douro Park, Nuno Augusto, o reitor da UTAD, Emídio Gomes, o presidente da IBM Portugal, Ricardo Martinho, e o director-geral da Softinsa, Henrique Mourisca.