A Urban Transitions Mission (UTM) lançou uma nova convocatória para cidades empenhadas na transição urbana através de energias limpas e soluções de carbono zero. Este aviso procura juntar mais 250 cidades ao grupo inicial de 48 (provenientes de 24 países) anunciadas em Dezembro do ano passado durante a COP 27, que decorreu no Egipto. Deste já fazem parte três municípios portugueses: Cascais, Lisboa e Santo Tirso.

As candidaturas estão abertas até 11 de Agosto e destinam-se a cidades com mais de 50 mil habitantes, que sejam signatárias do Pacto Global dos Autarcas para a Energia e o Clima (ou pensem aderir nos próximos três meses) e tenham em marcha um plano de acção climática.

Espera-se que os novos membros da missão comecem a trabalhar já no final deste ano, testando, ajudando a desenvolver e demonstrando soluções e abordagens de descarbonização centradas nas pessoas. “Através da Urban Transitions Mission, as cidades irão reforçar os seus planos de acção climática e energética, de modo a priorizar acções baseadas em dados e provas científicas e a colmatar lacunas de implementação para atingir o carbono zero, com base nas necessidades de inovação”, diz uma nota da UTM.

Incentivar o mercado de energias renováveis, o uso racional da água e as soluções de mobilidade verde e combate à pobreza urbana são algumas das apostas desta missão, que desafia as cidades participantes a encontrarem as melhores soluções de inovação tecnológica e os modelos de governança mais eficazes.

Os municípios interessados podem candidatar-se através de um formulário que reflecte os critérios de avaliação do aviso. Este inclui questões relacionadas, por exemplo, com as metas climáticas da cidade, as principais áreas que deseja trabalhar no âmbito da missão ou eventuais programas europeus em que já tenha participado. A UTM diz que “uma metodologia sólida no processo de selecção garantirá a disponibilidade e o empenho das cidades em se envolverem como pioneiras na inovação para apoiar e acelerar os objectivos da missão”.

Lançada na COP26 (Glasgow; Reino Unido) no âmbito da Mission Innovation (MI), a Urban Transitions Mission (UTM) junta o Pacto Global de Autarcas para o Clima e a Energia, a Comissão Europeia e as Iniciativas de Programação Conjunta (Joint Programming Initiatives – JPI).

Fotografia de destaque: © CM Santo Tirso