A plataforma Outdoor Arts Portugal avançou com o primeiro “Manual de Boas Práticas para a Organização de Eventos Artísticos no Espaço Público” em Portugal. Apresentado em Novembro, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, no Porto, o manual visa sensibilizar e capacitar profissionais e municípios para este tipo de iniciativas como “ferramenta de desenvolvimento territorial”.

Trata-se de um manual inédito na área da criação artística no espaço público, a nível nacional, que fornece uma visão integrada da realidade portuguesa e da estratégia europeia. Desenvolvido pela Outdoor Arts Portugal e financiado pelo Ministério da Cultura, o manual tem como objectivo contribuir para o impulsionamento do sector das artes de rua a longo prazo em Portugal.

Nesse sentido, o manual reúne exemplos de boas práticas, informação legal (de licenciamento, avaliação de risco, planos de segurança e de produção), tendências actuais, investigação histórica, opiniões, metodologias e diferentes abordagens colaborativas e transdisciplinares.

A compilação destes dados num guia resumido procura, por um lado, capacitar os profissionais do sector e, por outro, auxiliar os agentes que decidem sobre propostas de projectos de criação artística nas comunidades. Assim, o manual está disponível numa versão digital livre e gratuita, contando ainda com uma edição física, num total de dois mil exemplares, que foram distribuídos por agentes do setor e enviados a todos os municípios nacionais.

“É importante que se observe a arte, e as artes de rua em particular, como uma ferramenta de desenvolvimento territorial, aproximando as comunidades da participação ativa, com reforço das vivências sociais e das competências democráticas”, refere Bruno Costa, responsável, em conjunto com Daniel Vilar, pela coordenação editorial do manual.

Além do financiamento pelo Ministério da Cultura, através da Direcção-Geral das Artes, o “Manual de Boas Práticas para a Organização de Eventos Artísticos no Espaço Público” conta com o apoio do francês ARTCENA – Centro Nacional das Artes do Circo, da Rua e do Teatro.