A quarta edição do festival URBACT City está de volta, mas, desta vez, na sua primeira versão digital. O programa europeu de aprendizagem e troca de experiências na promoção do desenvolvimento urbano sustentável partilha, durante os dias 15 a 17 de Junho, os resultados de dois anos de experimentação em mais de 150 cidades URBACT. Durante três dias, serão dadas a conhecer “23 boas práticas urbanas comprovadamente impactantes”, levadas a cabo em cidades de 25 países.
Durante o evento, os participantes poderão “ouvir os funcionários municipais dispostos a mostrar e contar como foi a sua jornada; ficar por dentro dos grandes problemas que as cidades enfrentam actualmente; e conectar-se com colegas e ir buscar inspiração para experimentar algo novo”. A iniciativa direcciona-se a agentes urbanos, decisores, académicos, activistas e entusiastas urbanos, mas qualquer pessoa pode participar, bastando, para isso, registar-se aqui.
Recorde-se que, em 2018, a capital portuguesa foi a anfitriã do URBACT City Festival, depois de Talin (2017) e Riga (2015). Em Portugal, o programa, a cargo do ministério do Ambiente e da Acção Climática, conta com 42 parceiros, espalhados pelo país. Nos últimos 15 anos, o programa URBACT tem sido o programa de Cooperação Territorial Europeia com o objectivo de promover o desenvolvimento urbano integrado e sustentável em cidades de toda a Europa. É um instrumento da política de coesão, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, pelos 27 Estados-Membros, Noruega e Suíça.