Com o objectivo de apoiar o comércio local, o município de Anadia criou um cartão que permite acumular pontos que vão poder ser convertidos em descontos nas lojas do concelho. A par do cartão Sentir Anadia, surge ainda um novo sítio on-line para o comércio local, que, por agora, serve de montra aos produtos e serviços, mas que, muito em breve, será também um portal de vendas.
Ao realizar compras no comércio local, por cada euro gasto, é possível acumular um ponto no cartão. Para já, esses pontos podem ser rebatidos no pagamento de serviços municipais, mas, até ao final do primeiro trimestre de 2021, vão poder converter-se em descontos nas lojas aderentes. Qualquer pessoa, mesmo não sendo residente no concelho, pode requisitar o cartão, sendo que, para os munícipes, este tem uma outra funcionalidade: substitui os quatro cartões geridos pelo município – Piscinas Municipais, Biblioteca Municipal, Anadia Sénior e Anadia Jovem.
A iniciativa inclui ainda uma aplicação móvel, na qual comerciantes podem creditar pontos aos clientes e os portadores do cartão podem consultar saldos disponíveis e movimentos.
Por sua vez, o portal compraremanadia.pt tem também duas fases. Por enquanto, a sua missão é servir de montra digital de produtos e serviços para os comerciantes. Posteriormente, será activada a função marketplace, o que permite que os comerciantes possam vender os seus produtos através desta plataforma.
As iniciativas, cujos custos estão ao cargo da autarquia, estão activas desde o início deste mês e integram-se no Programa Municipal de Apoio Extraordinário ao Tecido Social e Económico – Anadia Estamos Juntos, criado em Maio. Com este investimento, o município de Anadia pretende não só apoiar os comerciantes, mas também “destacar a elevada importância do comércio local para a comunidade”, refere em comunicado.