A parceria europeia Driving Urban Transitions (DUT) prepara-se para lançar um novo concurso destinado a apoiar projetos transnacionais de pesquisa e/ou investigação relacionados com os desafios urbanos. O terceiro aviso abre candidaturas a 2 de setembro e deverá ser dirigido a instituições do ensino superior, institutos de I&D e empresas, entre outros agentes empenhados com a transição sustentável das cidades.

Mais uma vez, a DUT definiu três temas essenciais – Cidade de 15 Minutos; Economias Urbanas Circulares e Bairros de Energia Positiva -, mas agora com novos tópicos, já divulgados.

No caso da “Cidade de 15 Minutos” os projetos candidatos deverão estar relacionados com inovações para sistemas de mobilidade inclusivos e centrados nos jovens; inovação de sistemas e políticas de proximidade para regiões urbanas sustentáveis; e dados e indicadores para uma tomada de decisões eficaz. O desafio passa por “motivar os esforços para ir além dos cenários típicos, incentivando projetos que reforcem a experimentação e a aplicação prática”, diz a DUT.

Já em matéria de “Economias Urbanas Circulares”, o objetivo é “apoiar as cidades a tornarem-se mais eficientes em termos de recursos e a reduzirem o seu impacto no planeta”. Neste caso, os tópicos incentivam a criar um novo paradigma para os ciclos urbanos da água; modelos circulares para regenerar, reaproveitar, proteger e conservar o espaço urbano para a biodiversidade; e novas estratégias entre cidades para a monitorização e gestão da economia urbana circular.

Quanto aos Bairros de Energia Positiva (PED, na sigla em inglês), também foram identificados três tópicos: PED locais numa perspetiva multinível; integração de sistemas e estratégias urbanas; e gestão de dados e sistemas de apoio à decisão. Juntos, fazem parte de um objetivo mais lato da Driving Urban Transitions, que passa por contribuir para a criação de, pelo menos, uma centena de Bairros de Energia Positiva até ao próximo ano.

Tal como aconteceu na edição do ano passado, este concurso da DUT divide-se em várias fases. Primeiro, os candidatos devem submeter uma pré-proposta, entre 2 de setembro e 14 de novembro, que será avaliada por um grupo de peritos. Depois, os selecionados terão de elaborar uma proposta completa, para apresentar entre fevereiro e 24 de abril de 2025. A decisão final será anunciada em julho desse ano e os projetos deverão arrancar entre setembro de 2025 e janeiro de 2026.

Para já, os potenciais interessados podem participar num evento online de informação e promoção do concurso (Info Day 1), agendado para o próximo dia 10 de setembro.

Criada no âmbito do programa Horizonte Europa, a DUT tem por missão enfrentar os desafios da transição urbana, envolvendo comunidades regionais, municipais e locais. Para tal, promove uma rede europeia de conhecimento e de massa crítica associada a esta temática, bem como uma plataforma de investigação e inovação destinada a ajudar as cidades a tornarem-se mais sustentáveis, inclusivas e habitáveis.

Fotografia se destaque: © Shutterstock