A noite de passagem de ano é de grande rebuliço para a cidade do Porto, um dos destinos mais procurados para as celebrações que a data impõe. Trata-se de uma oportunidade única para colocar à prova o novo Centro de Gestão Integrada (CGI), apresentado no dia 19 de Dezembro, que reúne praticamente todos os pelouros da cidade. Com foco especial na segurança, mobilidade, protecção civil e animação, a autarquia está a preparar uma mega-operação que será coordenada a partir deste centro.
O CGI já existia desde 2015, mas ganha, agora, novas instalações e vê criadas novas valências que permitirão a tomada imediata de medidas por parte das entidades competentes. A nova casa do Centro de Gestão Integrada da câmara municipal do Porto reparte-se por dois espaços. A sala de operações, com 81m2, e a sala de crise, com 47,5m2.
São, ao todo, dezasseis os postos de trabalho que o centro vai albergar. Será o ponto nevrálgico para as operações de gestão de tráfego, gestão de resíduos e comunicação das forças de segurança (Polícia Municipal e PSP) e emergência (Bombeiros Sapadores e Protecção Civil). Sistemas como a semaforização da cidade e o sistema de controlo de acessos da zona ribeirinha serão monitorizados a partir daqui. A noite de 31 de Dezembro será um importante teste à capacidade de resposta do centro. A recolha de resíduos, por exemplo, será gerida a partir do CGI com base em eventos reais na cidade, com o objectivo de ter a Avenida dos Aliados, onde são esperadas mais de 100 mil pessoas, limpa às primeiras horas do dia.
A tecnologia é a grande protagonista das operações. Um ecrã de vídeo, composto por dez monitores, vai permitir a exibição simultânea de 40 fontes de vídeo, a partir das mais de 130 câmaras espalhadas pela cidade, a que o centro terá acesso. A ligação a entidades exteriores está assegurada pelo sistema de projecção de vídeo e videoconferência, assim como pela interligação à rede metropolitana da cidade, através de duas conexões de fibra óptica de 10 Gbit/s, que permitem a troca de informação entre os vários serviços municipais. Assegurada está, também, a ligação a outros centros de controlo externos e salas de comando de entidades várias, como são o INEM, a PSP e a STCP. O edifício onde está alojado o centro tem garantido seu funcionamento pleno 24 horas por dia, durante todo o ano, dispondo, para isso, de unidades de energia socorrida redundantes e de um grupo gerador.
Foto: ©CM-Porto, Miguel Nogueira