Criada a partir do trabalho de estudantes e docentes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), a Coimbra2030.pt é uma plataforma digital, desenvolvida em código aberto, que ajuda a uma “leitura fácil” do impacto financeiro da pandemia na região, através da apresentação de indicadores socioeconómicos. As conclusões da aferição do impacto da pandemia vão ser apresentadas numa sessão pública.
Lançada no passado dia 30 de Setembro, a Coimbra2030.pt é o resultado do trabalho desenvolvido por estudantes e docentes no âmbito do curso de Verão Intervir na Região em tempos de Crise da FEUC, ao longo dos últimos três meses. A plataforma integra um painel de “acesso interactivo” que possibilita a consulta de indicadores socioeconómicos e a avaliação do impacto financeiro da pandemia do novo coronavírus (covid-19) nos 19 concelhos da Região de Coimbra.
O curso de Verão da Universidade de Coimbra (UC) juntou 15 estudantes de sete cursos da instituição, num trabalho multidisciplinar para o desenvolvimento da plataforma, que pretende, para além de possibilitar a consulta de indicadores, dar “apoio à decisão política”, desenvolvendo relatórios do impacto financeiro da pandemia nos municípios da região, que junta mais de 440 mil habitantes. O projecto para o desenvolvimento desta plataforma, sob coordenação do CeBER – Centre for Business and Economics Research e em colaboração com a UC, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e o Instituto Pedro Nunes, conta ainda com o apoio de 57 organismos e instituições e 18 contribuições individuais.
“Acompanhando” a evolução face à pandemia, a Coimbra2030.pt pretende ajudar a “projectar” o desenvolvimento da região. Em nota de imprensa, a equipa coordenadora da plataforma anuncia que as conclusões dos trabalhos de avaliação dos impactos financeiros da pandemia, que decorrem para os 19 municípios da Região de Coimbra, serão apresentadas, em momento “oportuno”, numa sessão pública.