A Comissão Europeia atribuiu à Aliança PIONEER uma subvenção no âmbito do programa Erasmus+. O Iscte junta-se assim a nove instituições de ensino superior europeias num dos projetos vencedores em 2024 da Iniciativa Universidades Europeias. O consórcio irá produzir conhecimento que orientará decisores de políticas públicas para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 das Nações Unidas, relativo a “Cidades e Comunidades Europeias”.
A Aliança PIONEER foi uma das 14 vencedoras entre 56 propostas de financiamento submetidas nesta ronda de candidaturas. “As universidades que compõem a PIONEER têm como objetivo a cocriação de um campus transnacional europeu e a dinamização de atividades conjuntas de educação, pesquisa e inovação que informem decisores políticos na construção de medidas sustentáveis para as cidades, que deem resposta às necessidades dos cidadãos europeus”, afirma a vice-reitora do Iscte para a internacionalização, Maria das Dores Guerreiro. “Através desta Aliança, o Iscte terá um papel ativo no desenvolvimento sustentável do planeamento urbano das cidades europeias do futuro”. A Aliança reúne 10 universidades da Europa, com mais de 130.000 estudantes e 17.000 professores e funcionários.
“A PIONEER é composta por instituições de ensino superior que combinam as áreas tecnológicas e das ciências sociais, complementando-se entre si”, afirma a vice-reitora. “Esta complementaridade e a aposta em investigação e ensino que fazem a ligação entre as universidades e os seus ecossistemas permite desenvolver soluções reais para problemas ambientais, de infraestruturas e sociais, indo ao encontro do bem-estar das pessoas que vivem nas cidades”. Atualmente, há 64 alianças universitárias ativas na Europa, das quais fazem parte 28 instituições de ensino superior portuguesas.
São membros da Aliança PIONEER, além do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa:
- University Gustave Eiffel (FR) (coordenadora)
- Avans University of Applied Sciences (NL)
- Laurea University of Applied Sciences (FI)
- TH Köln – University of Applied Sciences (DE)
- University of Huelva (SP)
- IUAV University of Venice (IT)
- University Tomas Bata in Zlìn (CZ)
- University of Zilina (SK)
- Bern University of Applied Sciences (CH) (parceira associada)
A iniciativa das Universidades Europeias da Comissão Europeia tem como objetivo reforçar as parcerias estratégicas no ensino superior em toda a União.
O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.