Agenda 21 da Criança online é o nome da recém lançada plataforma digital do município de Almada que pretende ajudar os mais novos a saber mais sobre o ambiente. O portal dá continuidade a um projecto anterior da autarquia e disponibiliza vários recursos para a educação ambiental feitos, também, por crianças.

A plataforma disponibiliza, para download, manuais informativos e pedagógicos sobre temas como a compostagem, resíduos, astronomia, biodiversidade, floresta ou lixo marinho. Para além disso, existe um espaço oficina virtual, no qual as crianças podem aprender, passo a passo, a fazer objectos como eco-candeeiros ou caixas-ninho.

À responsabilidade do Departamento de Inovação, Ambiente, Clima e Sustentabilidade do município, o portal insere-se no projecto Agenda 21 da Criança, lançado em 2004. A iniciativa da câmara municipal de Almada visa promover a participação das crianças almadenses na construção de um “concelho e de um mundo mais sustentáveis”.

Com a pandemia de Covid-19 e o crescimento do digital levaram a autarquia a avançar para o formato on-line, disponibilizando, assim, os recursos pedagógicos que resultaram do trabalho realizado, ao longo de vários anos, por jovens cidadãos do concelho no estudo dos problemas ambientais e sociais do território.