Cascais é um dos 19 municípios europeus eleitos para integrar o programa de cidades gémeas do NetZeroCities, o consócio europeu criado no âmbito da Missão Cidades que ajuda os meios urbanos a acelerar a descarbonização. A vila portuguesa foi selecionada para fazer parte de um novo grupo de municípios que vai trocar conhecimentos e experiências com as Cidades Piloto do projeto, tal como já acontece com Braga, Matosinhos, Fundão e Torres Vedras, escolhidas numa primeira fase.

Durante 20 meses, as cidades emparelhadas vão participar num programa de intercâmbio com reuniões online, workshops e visitas ao terreno, de modo a conhecerem e replicarem abordagens de descarbonização inovadoras e bem-sucedidas. No caso de Cascais, fará parceria com a cidade-piloto Aarhus, na Dinamarca. Além disso, recebem também ajuda de especialistas da Missão Cidades, bem como acesso às ferramentas e recursos fornecidos pelo portal do NetZeroCities.

Para João Dinis, diretor do departamento de ação climática da Cascais Ambiente, a participação do município no Twinning Learning Programme “é uma oportunidade inspiradora para promover a colaboração entre comunidades ambiciosas dispostas a abraçar o desafio de alcançar a neutralidade carbónica até 2030”. “Ao embarcarmos nesta viagem, esperamos partilhar conhecimentos e uma energia revitalizante para criar um ambiente de vida mais saudável, competitivo e sustentável para todos os nossos residentes”, diz o responsável, citado pela página online do NetZeroCIties.

Além de Cascais, o único município português escolhido nesta fase, foram também eleitos mais 18 meios urbanos de 10 países: Fuenlabrada e Sant Boi de Llobregat (Espanha), Tonder (Dinamarca), Vaasa e Kronoby (Finlandia), Eurometrópole de Metz e Courcy (Francia), Calcis e Quíos (Grecia), Szombathely e Veszprém (Hungria), Amersfoort (Países Baixos), Poznan (Polónia), Antália y Sisli (Turquía), Manchester, Plymouth e Milton Keynes (Reino Unido).

Entretanto, o NetZeroCities já abriu mais uma fase de candidaturas ao programa de Cidades Gémeas. As interessadas podem candidatar-se até 31 de outubro através deste link. O aviso destina-se a todos os municípios da União Europeia ou de países associados do programa Horizonte 2020, mas, desta vez, não devem fazer parte da Missão Cidades ou ser já uma Cidade Piloto ou geminada.

Recorde-se que o NetZeroCities é um consórcio europeu composto por 34 parceiros e gerido pela plataforma da Missão Cidades da União Europeia, que apoia 112 meios urbanos na redução das emissões de gases com efeito de estufa para alcançar a descarbonização.

Fotografia de destaque: © Shutterstock