A Iniciativa Urbana Europeia (EUI, na sigla em inglês) lançou um inquérito destinado às cidades e outros agentes urbanos para identificar as principais tendências, desafios, necessidades de apoio e prioridades dos municípios europeus no âmbito do desenvolvimento urbano sustentável.
Disponível até 12 de julho, este inquérito prospetivo lança o convite a representantes de autoridades urbanas, técnicos de autoridades regionais e nacionais, investigadores na área do desenvolvimento urbano e representantes de organizações envolvidas em políticas urbanas e no planeamento ou implementação de estratégias de desenvolvimento urbano.
O documento tem cerca de 18 questões principais (mais algumas secundárias ou condicionais) sobre diversas temáticas, como as prioridades e necessidades em matéria de inteligência urbana, cooperação, financiamento ou inclusão, bem como algumas perguntas sobre as iniciativas e fundos europeus que envolveram a cidade ou organização. Há ainda uma parte específica sobre a Iniciativa Urbana Europeia.
De acordo com a a EUI, o objetivo deste inquérito é “obter uma compreensão mais profunda da dinâmica e das necessidades emergentes das cidades e assegurar que as atividades e os serviços se encontram alinhados com essas necessidades”.
Para isso, passará a ser realizado de dois em dois anos, enquanto os resultados serão publicados (sob a forma de dados agregados anónimos) na plataforma Portico e divulgados em vários momentos, como workshops ou seminários. Com eles será possível “obter uma compreensão mais profunda da dinâmica e das necessidades emergentes das cidades e assegurar que as atividades e os serviços se encontram alinhados”, diz a EUI.
Das Ações Inovadoras à Semana Europeia
A Iniciativa Urbana Europeia é um instrumento de apoio à vertente urbana da política de coesão para o período 2021-2027. Além de ações de inovação, também ajuda a reforçar as capacidades de zonas urbanas europeias, fornecendo dados para a elaboração de políticas e facilitando a partilha de conhecimentos em matéria de desenvolvimento urbano sustentável.
Entre as atuais iniciativas está o 3.º Concurso para Ações Inovadoras, que tem disponíveis 90 milhões de euros para candidaturas de projetos relacionados com transição energética e tecnologia nas cidades. Esta quinta-feira realiza-se uma sessão de esclarecimento online para potenciais interessados, que se repete nos dias 8 e 18 de julho.
A EUI também anunciou recentemente que voltará a marcar presença na Semana Europeia das Regiões 2024, a decorrer entre 7 e 10 de outubro, em Bruxelas. Além do habitual stand, preparou um programa com várias conversas, uma delas sobre os resultados do recente inquérito. Turismo local sustentável, cidades verdes e cooperação entre áreas urbanas serão outros temas abordados.
Imagem de destaque: © EUI