A iniciativa UpLink BiodiverCities Challenge chama empreendedores, empresas, cidades e organizações de todo o mundo a contribuir com soluções inovadoras para tornar as cidades mais ecológicas, sustentáveis e resilientes. As submissões em resposta à open call estão abertas até dia 1 de Dezembro.
Trata-se de um desafio global promovido pela iniciativa BiodiverCities by 2030, que reúne o Fórum Económico Mundial, o Governo da Colômbia e o Instituto Alexander von Humboldt, em colaboração com a Sales force. O objectivo, de acordo com o comunicado que anuncia o UpLink BiodiverCities Challenge, é reconhecer e potenciar soluções inovadoras que melhoram a relação entre as cidades e a natureza e permitem tornar as cidades “motores de desenvolvimento sustentável e equitativo, de resiliência e de bem-estar”.
Assim, até dia 1 de Dezembro, estará a decorrer uma open call a empreendedores, empresas, cidades e organizações que tenham implementado com sucesso projectos ou intervenções que visem o aumento da biodiversidade urbana ou destaquem co-benefícios ambientais (melhoria da qualidade do ar e da água, resiliência climática, etc.) ou co-benefícios sociais. Além de uma visão de transformar as cidades em “BiodiverCities”, as soluções submetidas devem ser passíveis de replicação.
As dez a vinte melhores submissões, a anunciar em Janeiro de 2022, irão integrar um programa de um ano para maximizarem o seu impacto. No “Top Innovator Programme”, terão acesso a oportunidades e networks no âmbito do Fórum Económico Mundial e de outros parceiros da UpLink, plataforma digital da Sales force e da Deloitte para comunidades digitais investidas na implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Fotografia destaque: © projecto Life Lungs