A partir de hoje e até domingo, Aveiro é palco de três eventos dedicados à cultura, tecnologia e arte. O Criatech, o Techdays e o Prisma integram a candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027 e trazem exposições, sessões de videomapping, conferências e laboratórios a vários espaços da cidade.

Sob organização e patrocínio da câmara municipal, a Aveiro Tech Week decorre entre os dias 12 e 18 e promete “apostar numa semana com várias acções e eventos” no formato presencial, mas muitos deles com transmissão em directo on-line. Em destaque no programa, está o fórum Techdays, que decorre durante toda a semana e conta com uma programação dedicada à inteligência urbana e à inovação tecnológica. Entre experiências com a rede 5G e conferências, o evento tecnológico vai contar com a participação de oradores como Ina Homeier, responsável pela estratégia de inteligência urbana de Viena, Lucia Scopelliti, responsável pela unidade de planeamento económico da cidade de Milão, ou Joana Barbany i Freixa, directora-geral da sociedade digital do governo da Catalunha.

O Techdays vai contar com apresentações de soluções tecnológicas portuguesas como a Omniflow, com a sua solução de contagem de pessoas a partir de luminárias, ou a YouShip, plataforma sediada em Coimbra e que permite ligar “utilizadores com necessidade de enviar encomendas a utilizadores privados ou transportadores” que pretendam realizar serviços de transporte.

Integrado no evento de tecnologia vai estar também o Music Tech Fest, o evento que usa a música como “cola social” e que vai reunir artistas, tecnologia e negócios num único local com o objectivo de promover a inovação através de um trabalho de co-criação entre pessoas de diferentes áreas. Este evento convida à participação através do MTFLabs, um evento de prototipagem de inovação, e do MTFSparks, evento de engenharia, design e programação orientado para crianças e adolescentes. O Music Tech Fest é o “resultado do trabalho colaborativo desenvolvido com a Michela Magas”, que será outra das oradoras confirmadas no Techdays e “que esteve presente no TechDays 2019 e em 2017 venceu o Prémio Mulheres Inovadoras da Comissão Europeia”, revelou à Smart Cities o presidente da câmara municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, em Julho deste ano.

Paralelamente ao Techdays, a Aveiro Tech Week reúne dois outros eventos: o Criatech e o Prisma. O primeiro, dedicado à criatividade digital e à tecnologia vai decorrer em quatro espaços da cidade e vai apresentar várias exposições e instalações interactivas. O segundo vai, através da utilização da luz, apresentar “instalações de arte contemporânea e actividades lúdicas em espaço público”, entre as quais se contam sessões de videomapping e uma instalação de materiais reciclados e luz no Parque de Santa Joana. A programação do Prisma vai decorrer entre os dias 16 e 17 de Outubro, entre as 20 e as 24 horas.

A Aveiro Tech Week acontece integrada no projecto Aveiro 2027 – a candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura – e no âmbito da Aveiro Tech City, a iniciativa do município para a promoção da inovação tecnológica. Segundo nota da autarquia, todos os eventos serão de participação gratuita e cumprirão “todas as normas exigidas pela Direcção Geral da Saúde e pela Autoridade Local de Saúde”.

 

 

Fotografia: ©Alejandro Piñero Amerio por Pixabay