Cada português utilizou, em média, 13 sacos de plástico durante o ano de 2022, o que faz do nosso país o terceiro da União Europeia com menos consumo, apenas atrás da Bélgica (quatro sacos) e da Polónia (sete). A informação é avançada pelo gabinete estatístico da União Europeia, o Eurostat, que fez as contas à utilização de sacos de plástico na União Europeia durante esse ano, estimada em 29,8 mil milhões.
Isso significa uma média de 66,6 sacos por habitante no conjunto europeu, mais do que o quíntuplo do consumo em Portugal. O Eurostat adianta que em toda a UE houve, no entanto, uma diminuição de 4,7 mil milhões de sacos leves em relação a 2021, o que representa um decréscimo de 14%.
Ainda assim, por cá usaram-se mais sacos em 2022 do que no ano anterior, quando cada português gastou, em média, 9 sacos. Nessa altura, Portugal ocupava o 2º lugar do pódio dos países menos gastadores, também encabeçado pela Bélgica. Por seu lado, quando comparados os anos de 2020 e 2021, verifica-se uma redução de 8,2 sacos.
No relatório relativo a 2022, a Lituânia (249 sacos por pessoa), a Letónia (193) e a República Checa (185), ocupam os últimos lugares, embora, como fez questão de frisar o Eurostat, nesses casos a maior parte do consumo diz respeito a sacos de plástico muito leves, ou seja, com uma espessura de parede (espessura total do produto) inferior a 15 micrómetros. Mas outras razões ajudam a explicar esta variação no consumo per capita, “principalmente a diferença na eficácia das medidas, influenciadas por fatores económicos, sociais e políticos”, acrescenta o gabinete. Além disso, “alguns países aplicaram medidas de redução do consumo durante o período 2018-2022, enquanto outros as aplicaram durante um período mais longo”. Há ainda um terceiro fator a ter em conta, relacionado com “a utilização de diferentes métodos de cálculo nos países da UE”.
Recorde-se que a União Europeia criou medidas de redução do consumo de sacos de plástico, aplicáveis a todos os Estados-Membros, através de uma diretiva que tem como objetivo não exceder as 40 unidades por pessoa (sacos muito leves não incluídos).
Fotografia de destaque: © Shutterstock