É o mais recente contributo português para o sector da Mobilidade Aérea Avançada. O CEiiA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto) e a empresa nacional Connect Robotics desenvolveram um sistema de segurança para drones que poderá estar disponível em breve. Este novo Flight Termination System (FTS) com tecnologia Made In Portugal tem como vantagem o facto de garantir a contenção da aeronave na área de voo, diminuindo o risco para pessoas e bens.

A Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) já emitiu um parecer positivo ao sistema, depois de supervisionar os primeiros testes do FTS, tanto em funcionamento como em ambiente de operação, assegurando que está em conformidade com as normas da European Union Aviation Safety Agency (EASA), nomeadamente no que diz respeito ao MOC Light-UAS.2511-01, um regulamento para as UAS (Unmanned Aircraft Systems), aeronaves não-tripuladas.

“A necessidade de desenvolver tecnologias para criar um ecossistema seguro, quer para realidades semi-urbanas quer urbanas, surge na sequência do conhecimento gerado e do trabalho em curso no setor da Mobilidade Aérea Avançada”, explica Inês Folhadela Furtado, Head of Advanced Air Mobility Business Unit, do CEiiA. De acordo com a responsável,  o “próximo passo é evoluir esta versão preliminar que foi já testada e aprovada para um produto agnóstico e possível de integrar em qualquer tipo de drone”.

Este projecto integra-se na aposta do CEiiA numa nova área de negócio estratégica em matéria de Mobilidade Aérea Avançada, “cujo principal objetivo é fornecer aos utilizadores um acesso on demand à mobilidade aérea em áreas semi-urbanas e urbanas”, diz a instituição sedeada em Matosinhos.

Nesse sentido, o CEiiA criou uma Business Unit de Mobilidade Aérea Avançada, “com o intuito de criar valor, agregar conhecimento e desenvolver mecanismos e produtos, pensados de raiz e certificáveis para esta área em expansão”. Além disso, também está a executar um plano – o Services in Advanced Air Mobility (SAAM) – dedicado ao desenvolvimento de uma plataforma drone e à certificação de produtos e tecnologias associados à mobilidade aérea avançada, “o que será diferenciador em relação às soluções actuais”.

“Este novo veículo, desenvolvido com capacidade para responder a necessidades de logística e adaptável ao contexto e/ou emergência médica, está a ser desenvolvido de acordo com os requisitos de segurança europeus e vai estar equipado com um conjunto de sistemas de segurança”, adianta o CEiiA.

O Services in Advanced Air Mobility integra-se na Agenda Aero.Next, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal, que que tem como missão reforçar o posicionamento do nosso país na cadeia de valor aeronáutica e consolidar o cluster que lhe está associado através de produtos de elevado valor acrescentado.