Capa smart cities 33

Outubro/Novembro/Dezembro 2021

Num mundo cada vez mais digital, as novas tecnologias são uma poderosa ferramenta para ajudar as cidades a lidar com os desafios actuais. Mais eficiência, sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos são algumas das propostas de valor que estas apresentam, mas que têm um custo. A sua implementação vai exigir uma mudança nas engrenagens das organizações municipais que não se dá da noite para o dia. Afinal de contas, o que acontece nos bastidores quando uma cidade se torna mais inteligente?

 

Também nesta edição:

ENTREVISTA Matthew Baldwin, da Missão “Cidades Inteligentes e com Impacto Neutro no Clima”.

EMOTIONAL CITIES Projecto quer perceber como o ambiente urbano afecta a saúde mental das pessoas.

DADOS AMBIENTAIS  Como o uso de dados ambientais mudou a vivência de um bairro de Copenhaga.

SMART TOURISM LITERÁRIO A obra de Saramago A Viagem do Elefante inspira uma nova rota turística inteligente pelos Territórios do Côa.

EM QUE PONTO DA TRANSIÇÃO DIGITAL ESTÃO AS CIDADES? Bas Boorsma, especialista em inovação urbana, responde.

PLANO DIRECTOR DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA Rui Pimenta | Um pilar das cidades inteligentes.

DADOS Deloitte | O poder dos dados na transformação da vida nas cidades.

ENTREVISTA João Paulo Fernandes | NEC Portugal | Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa: Agregar dados e informação para servir a cidade.

AVEIRO TECH WEEK  A cidade como epicentro tecnológico e artístico.

GOVERNANÇA URBANA Jorge Máximo e Januário Rodrigues |  Mais do que de dados, necessitamos de novos Eurekas.

TERRITÓRIO Maria João Matos e Rita Zina | Novo Bauhaus Europeu: que oportunidades vai trazer para as cidades?

VELO-CITY 2021 O futuro da mobilidade activa: para onde pedalamos?

FAROL URBANO Vítor Pereira | Metaversos reais.

BENS PÚBLICOS GLOBAIS António Covas | A Casa Comum da Humanidade e o défice de BPG.

SMART CITIES NETWORK Novidades da Associação de Limpeza Urbana e seus associados.

INTELIGÊNCIA EM PORTUGAL Ad Quadratum Arquitectos | “Mais do que cidades inteligentes, falta-nos inteligência nas cidades”.

BRANDING TERRITORIAL  Reinventando a baixa de Coimbra pelos olhos dos estudantes.

SINTRA SMAS Sintra | Reforço da divulgação da operação “Sintra e os biorresíduos”.